CSCB Princípios e Critérios

Dimensão econômica

Os princípios de cada dimensão da norma NBR 16.296 são desdobrados em critérios. Eles expressam os requisitos que guiam as práticas sustentáveis para a produção de couros.

5000 Visualizações

PRINCÍPIO I – DESEMPENHO DA PRODUÇÃO

A organização deve estabelecer e implementar sistemática que permita avaliar o desempenho da produção quanto à sua produtividade, controles operacionais e funcionários.

  • CRITÉRIO I – Avaliação operacional

    A organização deve estabelecer e implementar sistemáticas para avaliar a produtividade e o retrabalho.

  • CRITÉRIO II - Instalações e equipamentos

    As condições gerais das instalações da organização devem favorecer a otimização dos processos, de forma a garantir a sua eficiência e assegurar um ambiente saudável e em boas condições de trabalho.

  • CRITÉRIO III – Planejamento e controle operacional

    A organização deve planejar, implementar e controlar os processos produtivos necessários ao atendimento dos requisitos estabelecidos.

  • CRITÉRIO IV – Desempenho operacional dos funcionários

    A organização deve estabelecer e implementar sistemática que permita avaliar e analisar o desempenho operacional dos funcionários durante a produção.

Cartilha

Sobre

A NBR 16.296 é a norma que define os princípios e critérios para a produção sustentável de couros.

Os princípios de cada dimensão da norma são desdobrados em critérios. Eles expressam os requisitos que guiam as práticas sustentáveis para a produção de couros.

Para cada critério deve ser atendido um conjunto de indicadores específicos, que podem ser tanto quantitativos como qualitativos.

PRINCÍPIO II – DESEMPENHO DO PRODUTO

A organização deve estabelecer e implementar sistemáticas que permitam avaliar e analisar o desenvolvimento e o desempenho do produto, bem como seu controle da qualidade.

  • CRITÉRIO I – Desenvolvimento do produto

    A organização deve possuir um sistema de desenvolvimento de produto que atenda às necessidades do cliente e manter controle sobre este.

  • CRITÉRIO II – Controle da qualidade

    A organização deve estabelecer, implementar e manter uma sistemática de controle da qualidade dos produtos.

PRINCÍPIO III – IMPACTOS ECONÔMICOS

A organização deve estabelecer e implementar ações que tenham impacto econômico positivo para a organização

  • CRITÉRIO – Ações de impacto econômico

    A organização deve implementar ações e avaliar os impactos econômicos positivos na produção, no setor comercial e outros setores da organização.