Produção
O couro é um material nobre, sustentável e natural. Ele é produzido em curtumes, com processos limpos, seguros e controlados, a partir da transformação de peles obtidas na indústria alimentícia. Ou seja: originalmente, nenhum couro existe por sua função em si – ele é o resultado de um ciclo que tem por base a alimentação das pessoas, e acaba fornecendo ao mundo um material que pode revestir com durabilidade calçados, móveis, roupas e tantos outros produtos.
-
Pecuária
-
Frigorífico
-
Curtume
-
Manufatura
Etapas
É a pele logo que sai do frigorífico. Esse é um material putrescível, que precisa de tratamento para não se tornar um passivo ambiental. Logo, o trabalho dos curtumes evita que isso aconteça.
É o couro em seu primeiro estágio após o tratamento inicial dentro do curtume. Ele ganha um aspecto azulado e já não é mais perecível. No processo para transformação do couro fresco em wet blue, há várias etapas, que incluem curtimento e retirada de pelos (que são aproveitados em outras indústrias, como produção de pincéis e escovas).
Nesse estágio, o couro já passou por processos que o deixaram mais macio e pronto para receber acabamentos de pinturas, ceras, estampas ou texturas. Nas etapas do semiacabamento, também são reguladas as espessuras ideais para cada aplicação que o couro vai ter.
É o couro em seu estágio final, depois de várias etapas para que tenha resistência, durabilidade e um visual que pode ser clássico, ou de tendências de moda. Um couro acabado está pronto para ser utilizado em diferentes indústrias, como a calçadista, automotiva ou moveleira, sendo o resultado do trabalho de muitos profissionais dedicados a produzir um material natural e sustentável, com conhecimento, arte e tecnologia.
A indústria brasileira de couros tem uma tradição centenária. Com isso, estamos em um alto patamar de atividade e reconhecimento:
-
de peles bovinas
produzidas anualmente -
de peles
de outros animais -
exportador de couros
do mundo -
compram o couro do Brasil
todos os anos -
no território nacional