Dicas de cuidado
de peças em couro
-
Limpeza
-
Para a limpeza de rotina, uma flanela úmida, apenas com água, dá conta da demanda.
-
Não usar produtos de limpeza gerais, como detergentes ou sabão.
-
Para estofamento em couro: aspirador de pó pode ser usado.
-
Empresas especializadas em higienização de sofás têm protocolos e produtos específicos para a limpeza do couro, e que irão garantir o melhor resultado para a peça.
-
-
Conservação
-
Por se tratar de um material natural, o couro precisa respirar. É ideal que a peça esteja disposta em um ambiente arejado, mas sem exposição direta do sol.
-
É importante destacar que variações podem ocorrer em uma peça em couro ao longo dos anos, em sua estética geral, em cor ou tonalidade.
-
Há no mercado produtos específicos para hidratação de móveis em couro e eles funcionam bem na manutenção e conservação de sofás.
-
-
Danos
-
Caso haja algum dano, como derramamento de líquidos ou manchas de gordura, a primeira medida é utilizar um pano seco para absorção.
-
Não é recomendado processo caseiro para reverter danos no couro pois o curtimento, tingimento e acabamento de cada pele é diferente e, portanto, uma receita que possa se aplicar a determinado tipo de couro pode danificar ainda mais outro tipo.
-
-
Produção
Outro detalhe é a sobre a produção do couro para estofamento, que tem requisitos técnicos específicos, ou seja: um couro feito, por exemplo, para estofamento automotivo não deve ser usado para revestir um sofá, sob risco de não entregar a melhor performance à peça.