Entre em contato

*Campos obrigatórios

Sobre
Onde estamos

SAUS Qd 01 Bl. N – Edifício Terra Brasilis, 408 / 409 – Brasília, DF CEP: 70070-941

Fale conosco

De segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

+55 61 3224-1867
leidocouro@cicb.org.br

Conexão CICB

Frequentes

Couro x Sintético

A resistência e a incerteza

O couro é um material naturalmente resistente a calor, umidade, atrito, flexão e tração, sendo uma opção segura na confecção de equipamentos de proteção individual (EPI). Os materiais sintéticos laminados à base de poliuretano sofrem quebras e descasques quando submetidos a umidade, ao calor e a certos ambientes químicos.

Sustentabilidade

Certificações

O país tem a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), um programa que contempla 173 indicadores nas dimensões ambiental, social e econômica. A certificação foi realizada por SBA, ABNT e Inmetro e trata-se de um marco na indústria mundial, reconhecendo empresas por suas melhores práticas no campo da sustentabilidade.

Dicas sobre o couro

Como identificar um material em couro?

Toque a superfície, o couro destaca-se por sua espessura, possui textura marcante e um visual sem padrões rígidos, com poros distribuídos de forma característica. Teste a flexibilidade; estique e aperte a peça. O couro possui elasticidade natural. Converse com o vendedor. Procure pela etiqueta sempre quando adquirir um produto e verifique a composição do artigo.

Dicas sobre o couro

Como limpar um produto em couro?

Nunca lave seus calçados de couro, limpe-os com panos macios umedecidos com água e sabão neutro. Aplique essa solução por toda a peça, externa e internamente. Após esse processo, deixe-o secar à sombra e aplique graxa ou creme de qualidade, específicos para couros. Espere a secagem e lustre com uma flanela.

Dicas sobre o couro

Como limpar um produto em couro?

Nunca lave seus calçados de couro, limpe-os com panos macios umedecidos com água e sabão neutro. Aplique essa solução por toda a peça, externa e internamente. Após esse processo, deixe-o secar à sombra e aplique graxa ou creme de qualidade, específicos para couros. Espere a secagem e lustre com uma flanela.

Dicas sobre o couro

Como manter uma boa aparência em um produto s feitos em camurça e nobuck?

Estes artigos não devem ficar expostos a luz natural, sob o risco de desbotarem. Para os produtos em camurça, é importante escovar levemente as peças para mantê-las com uma boa aparência. Já o nobuck não deve receber tratamento adicional, sob o risco de ter seu acabamento prejudicado, com irregularidade muito acentuada no visual. 

Dicas sobre o couro

Como se deve armazenar um produto em couro?

Couro precisa respirar. Mantenha as peças como sapatos e bolsas em locais arejados. Pele é matéria orgânica. No caso de casacos e jaquetas, guarde-os em cabides para prevenir manchas de dobras. Para calçados, o ideal é deixa-los “descansar” por cerca de 12h até usá-los novamente.

Sustentabilidade

Couro x Jeans

Um estudo produzido pela Engenheira Química Veranis da Silva dos Santos (CREA/RS 192349), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), comparou o consumo de água para a produção de peças de vestuário jeans versus vestuário em couro. As peças jeans tiveram o consumo de água muito superior ao consumo das peças em couro, inclusive levando em consideração a vida útil de cada artigo. Por exemplo: o estudo mostrou que para produzir uma calça jeans masculina são gastos entre 181 e 537 litros de água; a mesma peça em couro precisa de 145 a 290 litros para ser produzida. Veja aqui o estudo.

Economia

Emprego e renda

O setor de couros do Brasil empresa mais de 40 mil pessoas diretamente e tem impacto determinante na economia do país. Desde 2000, foram exportados mais de US$ 25 bilhões em couros a partir do Brasil, uma contribuição significativa para a balança comercial brasileira.

Lei do Couro, Você deve enviar um e-mail para leidocouro@cicb.org.br para que o CICB dê o encaminhamento devido ao caso.

Gostaria de fazer uma denúncia sobre o uso indevido da palavra couro. Como devo proceder?

Você deve enviar um e-mail para leidocouro@cicb.org.br para que o CICB dê o encaminhamento devido ao caso.

Dúvidas Gerais

Gostaria de ver análises sobre o mercado de couros brasileiro. Vocês dispõem desse material?

O CICB tem uma área de inteligência comercial, que produz mensalmente relatórios e análises de mercado. Na seção Dados deste site, há um compilado deste trabalho. Há análises, no entanto, que são disponibilizadas apenas para associados à entidade.

Economia

Novos produtos

Os curtumes reaproveitam seus recursos e, o que não lhes é pertinente, é encaminhado a outras indústrias para a produção de novos bens – vem deste ciclo, por exemplo, itens cosméticos, farmacêuticos, sabão, gelatina, fertilizantes, entre outros presentes todos os dias na nossa vida.

Couro x Sintético

O aroma do couro

Sinta o aroma. Mesmo após todo o tratamento e acabamento dado, a grande maioria dos produtos em couro mantém um aroma característico. O cheiro do couro é capaz de muitas coisas: desde apoiar a identificar a legitimidade da pele até nos transportar no tempo.

Couro x Sintético

O ciclo sustentável e a ameaça sintética

Por ser obtido através da pele de animais criados para a produção de carne e leite, o couro é oriundo de uma fonte renovável. Já o material sintético, em sua grande maioria, é derivado do petróleo. Quando não reciclado, torna-se um inimigo da natureza, uma vez que é um material de baixa biodegradabilidade. E há também o perigo da limitação da extração do petróleo: em menos de 48 anos, ele irá acabar, de acordo com o U.S. Energy Information Administration.

Sustentabilidade

O couro e o meio ambiente

A indústria de couros Brasil tem legislação específica para seus processos industriais e passa por rigorosas fiscalizações ambientais periodicamente. Cerca de 85% das empresas realizam controle diário do volume de resíduos sólidos, enquanto 70% possui departamentos exclusivos para questões ambientais. Trata-se de uma indústria recicladora por sua natureza: o couro é um produto obtido exclusivamente por conta da criação de animais para o fornecimento de carne e leite.

Couro x Sintético

O genuíno e a cópia

Características como a absorção de umidade, transpiração e regulagem de temperatura são propriedades naturais do couro. O material sintético é incapaz de reproduzir artificialmente estas propriedades que garantem conforto e desempenho únicos quando utilizado em produtos.

Dicas sobre o couro

O que fazer com manchas de óleo?

A remoção de manchas de óleo ou gordura em uma peça de couro segue a mesma receita de outros materiais: aplique talco na superfície. Em algumas horas, o pó absorve o excesso e pode ser retirado com um pano seco.

Sustentabilidade

Substâncias

A indústria do couro obedece a uma extensa legislação nacional e internacional acerca do uso de substâncias em seu processamento, com uma vasta listagem de itens restritos e de uso proibido. Tanto no Brasil como nos maiores mercados mundiais de artigos em couro, são feitas centenas de testagens para cada produto para a verificação da presença de tais substâncias.