Curtume Moderno na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB)

10 Views

“A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) aumenta o compromisso da empresa e de toda sua equipe com um método de trabalho definido e melhora a visão do mercado e da sociedade”. Quem faz esta afirmação é Rafael Coelho, diretor do Curtume Moderno, de Petrolina (PE), a mais recente empresa a aderir ao programa do CSCB. Esta é uma iniciativa promovida pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com reconhecimento realizado por auditorias de organismos certificadores acreditados pelo Inmetro.

O Curtume Moderno ingressa agora em uma etapa de consultoria e treinamento, em que são trabalhados 173 indicadores com base em práticas de excelência dentro do tripé economia, meio ambiente e responsabilidade social. Estes indicadores foram criados a partir de uma Comissão de Estudos Especial dentro da ABNT, o que, segundo Rafael, oferece uma padronização importante nos processos produtivos das empresas. “O programa traça normas que ajudam a nortear nossas operações. E num país com legislação tão complexa e variável, servirá de parâmetro para o ente público analisar mais precisamente o setor”, afirma o empresário.

Após o período de consultoria, o curtume pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo Inmetro para a cerificação. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).