Couro estará nas Rodadas de Negócios Sustentabilidade com a indústria calçadista

10 Views

Fabricantes de calçados terão um momento específico para pesquisa e relacionamento com fornecedores de materiais – incluindo o couro – que estejam alinhados com a produção responsável. Será em breve, no dia 19 de outubro, nas Rodadas de Negócios da Sustentabilidade. São 17 indústrias calçadistas confirmadas ligadas a diversos segmentos e dois curtumes – JBS Couros e Couros Bom Retiro –, para a apresentação de coleções e levantamento de demandas em reuniões em Novo Hamburgo (RS), na Fenac. 

A organização é da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), com participação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Os critérios para integração às rodadas incluíram vigência de trabalho em um programa de certificação (como, por exemplo, a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro, CSCB), viés reciclável, processo orgânico ou produtos que sejam biodegradáveis. Uma curadoria fez a seleção de materiais e empresas em sintonia com a proposta. 

Para Letícia Luft, gerente de projetos do CICB, atividades como esta valorizam as organizações que têm contribuído para o aprimoramento da indústria e também estimulam a sustentabilidade em toda a cadeia. “Mostramos como as melhores práticas podem ter resultado em eficiência, produtividade e também negócios, pois a pauta da sustentabilidade já é um balizador para decisões de compra e relacionamento”, destaca. 

As Rodadas de Negócios da Sustentabilidade são parte da Semana do Calçado, que também tem a parceria do CICB. A Semana ocorrerá de 18 a 21 de outubro, com organização do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Sebrae/RS, juntamente com o apoio de outras entidades. Acesse aqui e saiba mais.