Couro: feira ANPIC, no México, vai receber curtumes do Brasil

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O México é um mercado estratégico, em expansão para as exportações de couro do Brasil. De janeiro a setembro de 2024, há um crescimento de 34,5% das vendas brasileiras de couros e peles para o solo mexicano. É nesse ambiente que ocorrerá a próxima feira com exposição de curtumes brasileiros, a ANPIC, de 23 a 25 de outubro, em León. A participação é apoiada pelo projeto Brazilian Leather – uma parceria do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

As empresas brasileiras expositoras apoiadas pelo Brazilian Leather na ANPIC são: CBR – Couros Bom Retiro, Mastrotto Brasil, OCM Best Brasil, Pacific Leather e Curtume Partner. “O México é altamente industrializado e com números relevantes para a produção de calçados, móveis e automóveis. Estamos crescendo nesse mercado, e a ANPIC é uma das feiras-chave para os segmentos que atendemos no país. Nossa participação é muito aguardada no evento, onde marcaremos presença também com um estande institucional, reforçando os atributos de toda a indústria”, destaca Letícia Luft, gerente do Brazilian Leather e que acompanhará o grupo no México.

Pegando o recorte da produção calçadista, os mexicanos estão em 9º lugar no ranking mundial, com 217 milhões de pares produzidos anualmente (dados de 2023); desses, 31 milhões são exportados (64% dos quais em couro). O Brasil é o segundo maior fornecedor de couros para o México. 

Na ANPIC, os expositores brasileiros terão a oportunidade de abrir novos contatos e ampliar relacionamento com clientes tradicionais. A feira é a maior de seu segmento no país, reunindo toda a massa crítica e com poder de decisão, em especial na indústria calçadista – e justamente por isso ocorre em León, o principal núcleo de inteligência e produção de pares no México. A ANPIC expõe, além de couros, químicos, máquinas e outros materiais para a produção de calçados, com áreas de tendências e palestras, para visitantes de mais de 30 países.   

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

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SOBRE A APEXBRASIL  - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o CICB - O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.