CSCB, atividades recentes

10 Views

Somando dois anos de pesquisa, inovação e muita dedicação, o programa de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) encaminha-se para marcar um novo momento para a indústria curtidora nacional. Recentemente, durante o 3º Fórum CICB de Sustentabilidade, o CSCB foi apresentando às mais de 600 pessoas que passaram pelo evento. O público pôde interagir com a ferramenta de gestão dos indicadores de sustentabilidade desenvolvida para o CSCB e conhecer em detalhes a evolução e o formato do programa, que é uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

O CSCB teve suas normas construídas por meio de uma Comissão de Estudos Especial (CEE) com contribuição de curtumes, indústrias de transformação, profissionais técnicos e instituições de ensino. Estas normas foram colocadas para consulta pública pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com publicação posterior. Após isso, houve a elaboração do Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC), sob a responsabilidade do INMETRO, que define como os curtumes serão certificados, de acordo com as normas publicadas pela ABNT. A partir da validação do RAC, também colocado em consulta pública, haverá a acreditação de organismos de certificação (para auditorias).

Além de definir os requisitos de sustentabilidade do couro brasileiro, o programa vai capacitar e treinar as empresas do setor nestes requisitos e promover as melhores práticas de produção para fortalecer o couro do Brasil no mercado doméstico e internacional. Trata-se de um programa de excelência que irá marcar um novo momento para a indústria nacional e também para o consumidor, conforme explica o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello.