Veja como foi o Fórum CSCB de Sustentabilidade

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Uma jornada que integra transparência, valorização do ser humano, tecnologia e informação. A hiperconexão é onipresente na vida das pessoas e no negócios. E mais: ela é determinante nos movimentos da sociedade, como mostrou o Fórum CSCB de Sustentabilidade, que ocorreu na quinta-feira, 7 de novembro, em Estância Velha (RS).  

 

O evento foi organizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) com o apoio do projeto Brazilian Leather (iniciativa realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil). Patrocínio Gold: LANXESS e Stahl. Silver: Euro-América.


A atividade contou com palestras, debates e assinatura de acordo de parceria entre a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) e a calçadista Usaflex. 



“A moda está interligada com o comportamento, com o modo como as pessoas vivem. Não existe como pensar a moda sem pensar a vida, o dia a dia da sociedade. E, hoje, não há como pensar a vida sem considerar a tecnologia”, Walter Rodrigues, estilista, coordenador do núcleo de design do Inspiramais


“O couro é uma indústria de reciclagem. Somos tecnológicos e estamos cada vez mais inseridos na indústria 4.0, mas, uma rápida pesquisa no Google apresenta uma realidade que não é a nossa. Esse é o tamanho do nosso desafio, mostrar ao consumidor final o quanto a nossa indústria é moderna”, Diego Moreira Ützig, RTM da LANXESS para as Américas


“A Geração Z vive em um contato comunitário e sempre acha uma conexão. Sua comunicação é mais divertida. Tem alta preocupação com mudanças climáticas e entende que a sustentabilidade não deva ser uma preocupação apenas de governos, mas de empresas e de toda a sociedade”, Celso Schwingel, gerente técnico da Stahl para a América do Sul


“É preciso pensar a marca como elemento central de qualquer negócio. Não deve ser pensada separadamente à estratégia da empresa. Uma marca forte ajuda a qualificar canais, controlar melhor as margens, construir volume e criar valor”, Christiano Coelho, estrategista de marca, fundador da Liga Connected Branding


“Estamos passando por uma revolução sustentável. As empresas estão tendo que se adaptar e nascendo já com a temática da sustentabilidade, que é o começo de um processo de design e também o fim. Começa com a escolha dos materiais sustentáveis até o descarte desses produtos, com um ciclo total de atenção”, Rafael Andrade, Curador do projeto Design na Pele, Wow Creative Solutions and Strategy