Couro brasileiro: mais de US$ 25 milhões em perspectivas de negócios após feiras no Vietnã e Estados Unidos

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A indústria brasileira de couros teve uma atividade intensa no mercado internacional em julho, com participações relevantes nas feiras Shoes and Leather Vietnam (em Ho Chi Minh, no Vietnã) e Lineapelle New York (em Nova York nos Estados Unidos). Há a previsão de negócios de US$ 25,45 milhões para os próximos 12 meses a partir dos dois eventos.  O Brasil nessas atividades contou com o apoio do projeto Brazilian Leather, realizado pela parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

No Vietnã, as empresas America Leather, A. P. Müller, Durlicouros, Curtume CBR e JBS Couros contabilizaram no balanço da feira Shoes and Leather um total de negócios de mais de US$ 3,1 milhões. A perspectiva para os próximos 12 meses chegou a US$ 10,55 milhões. “Em números absolutos, o resultado da feira ficou três vezes maior que o obtido na edição de 2023. A participação nesse ano também foi superior de curtumes brasileiros, o que mostra a relevância do Vietnã e sua ascensão para as nossas exportações”, analisa Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB.

Com 14 expositores brasileiros, a feira Lineapelle New York se encerrou com negócios realizados de US$ 2,55 milhões, e uma projeção de US$ 14,9 milhões até julho de 2025. Para Letícia Luft, gerente do projeto Brazilian Leather, o evento nos Estados Unidos se tornou preponderante na agenda do couro brasileiro. “Como vice-líderes de participação nas exportações do Brasil (13,4% no primeiro semestre de 2024), os norte-americanos têm um olhar aprofundado da nossa gestão para ações de relacionamento. A Lineapelle New York está consolidada como o evento escolhido pelas grandes marcas e novos designers para pesquisa e suprimento de materiais, então nossa presença é importante e certa a cada semestre”, destaca. 

Em breve, o couro brasileiro estará em novos eventos no mercado internacional. Em setembro, participa da feira All China Leather Exhibition, em Xangai, na China, e em seguida é a vez da Lineapelle, em Milão, na Itália. O ano de 2024 se encerra com a ANPIC, em León, no México, em outubro.

 

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

SOBRE A APEXBRASIL  - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o CICB

O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.