Preview do Couro propõe coleção a partir do tema Burnout

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Com um olhar no futuro, a mostra Preview do Couro será apresentada em breve, em Taquara (RS), durante o Inspiramais. Trata-se de uma coleção de couros com antecipação de tendências, compartilhando os conceitos, ideias e elementos que estarão na moda em 2026, a partir do trabalho de 15 curtumes. O tema dessa edição é Burnout. Conheça nos dias 23 e 24 de julho, no Centro de Eventos da Faccat. Depois, a mostra estará em São Paulo (SP), nos dias 30 e 31 de julho, na Casa Petra.  Inscrições: aqui



O Preview do Couro é realizado pelo projeto Brazilian Leather e Brazilian Materials, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A promoção do Inspiramais é do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e ApexBrasil. A realização é dos projetos setoriais conduzidos pela ApexBrasil em parceria com as entidades. Projetos setoriais: Brazilian Leather, Texbrasil, Brazilian Furniture e Brazilian Materials.

Explica o coordenador do projeto, o designer Marnei Carminatti, que o Preview do Couro 2026 _I emerge com um olhar contemporâneo sobre o tema Burnout, transformando a exaustão em uma celebração de estilo. De acordo com Marnei, nessa coleção o Burnout é transformado em uma força criativa e positiva, uma ode à resiliência e à reinvenção de um cenário esgotado. 


Veja a seguir uma prévia do que será apresentado em Taquara e em São Paulo com o Preview do Couro 2026 _I:


“A coleção abraça a sofisticação do preto e dos falsos pretos, simbolizando profundidade e mistério com um ar obscuro e dramático. Este é um convite para mergulhar nas sombras das dificuldades, revelando a beleza que surge dos momentos de adversidade e celebrando a força oculta em cada um de nós. Complementando essa base, vermelho, amarelo, azul e roxo iluminam a coleção, trazendo um contraste ousado e revigorante para a próxima estação.

Os temas da pesquisa – Fetiche/Sci-Fi e Elegância/Chicness – são expressos através dos produtos desenvolvidos. O Fetiche aparece em texturas intrigantes e acabamentos sensuais, enquanto o Sci-Fi infunde um toque futurista e inorgânico. A Elegância e o Chicness são capturados em linhas limpas e design sofisticado, oferecendo uma resposta luxuosa ao desgaste emocional do tema Burnout.”, MarneI Carminatti, coordenador do Preview do Couro


Curtumes participantes do Preview do Couro 2026_I:

Brasleather

Couroquímica

Curtume Mats

Curtume Toinzinho

Faf Couros

FD Home Decor

Fuga Couros

Romeu Couros

J. Mesquita Couros

Nova Kaeru

OCM Best Brasil

Santa Croce

Tre Anytry

Treat Couros

Zitty Couros


Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

SOBRE A APEXBRASIL  - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o CICB: o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.