Público aplaude Design na Pele ‘Escritas’, mais inovador projeto do couro inaugurado no Brasil durante a Francal, em São Paulo

10 Views

Designers, estilistas, pesquisadores e profissionais ligados à moda, entre outros visitantes, conferiram o lançamento do Design na Pele ‘Escritas’ no Brasil e saíram impressionados com o projeto. A inauguração ocorreu ontem, 8 de julho, durante a 47ª Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), em São Paulo. Tido como o projeto mais inovador do couro e do design do país, o Design na Pele é uma iniciativa do Brazilian Leather, programa setorial conduzido por CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Além de poder conferir as peças produzidas pelos 12 curtumes participantes, que a partir de roupas, acessórios e objetos demonstram toda a versatilidade do couro, o público pôde assistir palestra dos designers que guiam o projeto. Durante uma hora, o estilista Ronaldo Fraga e a designer Heloísa Crocco deram detalhes sobre o Design na Pele. Também reservaram espaço para conversa com jornalistas e demais presentes.

Antes da divulgação ao público brasileiro, o projeto havia sido exibido em uma das mais importantes exposições de design da Itália, a Brazil S/A, em Milão, onde foi aclamado pelos europeus.

“Estávamos ansiosos por apresentar o Design na Pele no Brasil, para o nosso público. Ouvimos muitos elogios e isso nos anima e nos prova que acertamos mais uma vez”, diz o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello.

Lançado em 2013, o Design na Pele entra agora em sua segunda fase. Nesta edição, o projeto ganha uma temática: cada um dos curtumes engajados foi desafiado a imprimir singularidade a couros que trazem no tema ‘escritas’ uma proposta em comum. “O Design na Pele leva designers de renome para dentro dos curtumes. É uma iniciativa inédita e, sem dúvida, um sucesso no Brasil e no mundo”, conclui Bello.

Conheça mais sobre o projeto em http://designnapele.com.br

Veja quais são os curtumes que participam do Design na Pele Escritas:

Aplic Colour

Curtume Rusan*

Courovale

Couros Bom Retiro

Fuga Couros*

Cortume Krumenauer*

Indústria de Peles Minuano

Romeu Couros

Couroquímica*

Nova Kaeru*

JBS Couros

Curtume Moderno

*novos no projeto

Conheça os designers que conduzem o projeto:

Heloísa Crocco  Trata-se de um dos principais nomes do design e artesanato no país. Foi uma das primeiras designers a incursionar no artesanato, há mais de 20 anos. Heloísa Crocco formou-se em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1970. Desde então vem acumulando prêmios e participações em exposições, salões e bienais na Alemanha, Áustria, Hungria, EUA, França, México, Uruguai e Brasil. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, lidera o Crocco Studio Design.

Ronaldo Fraga  Nome já conhecido na moda do Brasil, Ronaldo Fraga é um estilista cujas coleções têm um diálogo constante com a cultura e a sustentabilidade. Nascido em Minas Gerais, ele desenvolve coleções de roupas que são vendidas em duas lojas próprias – uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo – e em outras 30 multimarcas espalhadas pelo país. É graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez pós-graduação na Parson’s School of Design, em New York, e na Saint Martins School, em Londres. Em 2008, Fraga foi selecionado junto a cem designers do mundo para o Brit Insurance – Design of the Year, exposição organizada pelo Design Museum de Londres.

Confira abaixo imagens do lançamento do projeto no Brasil.

[nggallery id=76]