Patrícia Viera, Guilhermina Shoes e Couros Bom Retiro, juntos, no Design na Pele

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O projeto Design na Pele deu forma a uma parceria inédita, com três referências no trabalho em couro: a estilista Patrícia Viera – consagrada por suas coleções de vestuário – uniu-se à indústria Guilhermina Shoes e ao curtume Couros Bom Retiro (CBR) para a concepção e produção de uma coleção cápsula de calçados tendo a qualidade, a criatividade e o couro como atributos principais. O projeto Design na Pele está no desenvolvimento de sua terceira edição, contando com a união de indústrias de calçados, móveis e curtumes com celebrados designers brasileiros para a produção de artigos usando o couro como matéria-prima central. A iniciativa integra o Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações de couro brasileiro realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este ano há o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Patrícia Viera é a mais reconhecida estilista brasileira de roupas em couro, com mais de 30 anos de experiência neste setor e com coleções desfiladas nos maiores eventos de moda do mundo. Seu trabalho de desenvolvimento de couros com Bom Retiro (um ícone de qualidade em produção coureira) para posterior concepção e assinatura de modelos com Guilhermina Shoes (marca premium de calçados femininos) deve produzir verdadeiros desejos de consumo da próxima estação. “Está sendo um privilégio trabalhar neste projeto. Somos pessoas com o mesmo objetivo, com o mesmo olhar para o produto”, diz Patrícia. Sua opinião é compartilhada por Natália Hübner, estilista da Guilhermina. “Aliar criatividade com excelência técnica é o que acreditamos ser o essencial no Projeto Design na Pele. Somar é sempre a melhor forma de crescer”, destaca Natália.

Tanto Patrícia Viera como Guilhermina Shoes são estreantes no projeto, mas este não é o caso de Couros Bom Retiro, que integra o Design na Pele desde a sua primeira edição, como relembra Cássia Harth, da Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. “Quando participamos do DNP pela primeira vez, entramos sem saber onde iríamos parar. Aceitamos o desafio e aprendemos a aguçar nosso olhar criativo para a realidade ao nosso redor, a valorizar o nosso entorno”, destaca. Segundo Cássia, esta terceira edição deve mostrar um potencial de criação ainda maior junto com os novos parceiros, dada a evolução da iniciativa – hoje bastante completa e madura.

Além desta, há outras parcerias em andamento no Design na Pele edição 3, tanto em calçados como móveis. O cronograma prevê o lançamento das primeiras peças no mercado no primeiro semestre de 2017.

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br