Índia e Estados Unidos são os próximos destinos do couro brasileiro no exterior

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As duas primeiras feiras no exterior em que o couro brasileiro irá participar em 2024 vão ocorrer em breve: será a Lineapelle New York (dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro), em Nova Iorque, e a India International Leather Fair (IILF, de 1 a 3 de fevereiro), em Chennai. As participações contam com o apoio do Brazilian Leather, projeto de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Nos Estados Unidos serão 13 curtumes participando com o apoio do Brazilian Leather. Trata-se da maior participação do Brasil em feiras internacionais fora da Ásia, reforçando a importância dos Estados Unidos como mercado-chave para o couro nacional. Só em 2023, os norte-americanos compararam 16% de todo o couro exportado pelos brasileiros, ficando na segunda colocação do ranking, atrás somente de China e Hong Kong. As vendas foram majoritariamente de couro acabado, com maior valor agregado, atingindo 92,8% de todo o couro exportado para o solo norte-americano. “Esse tipo de couro é justamente o foco da Lineapelle New York, que reúne grandes marcas e novos designers ligados a mercados de nicho e gigantes do varejo”, destaca Letícia Luft, gerente do Brazilian Leather.

Já na Índia, serão quatro curtumes e um estande institucional do Brazilian Leather. “A IILF é uma das feiras que teve uma longa pausa na pandemia e só voltou a ocorrer no ano passado. Tivemos uma edição de retorno positiva pelo Brazilian Leather em 2023 e, com isso, temos uma participação ainda mais fortalecida agora em 2024”, avalia Bianca Corrêa, da promoção comercial do Brazilian Leather, e que estará em Chennai com o grupo do país. A Índia é o 6º maior exportador de calçados do mundo em quantidade (285 milhões de pares) e o 11º maior em valores (US$ 2,7 bilhões anuais). Os calçados indianos em couro respondem por 11% do total de suas exportações em número de pares.

 

Curtumes brasileiros participantes da Lineapelle New York:

A. Bühler Curtume – Segundo Piso - 85

OCM Best Brasil – Primeiro Piso – 79

Bolzano Brasil – Primeiro Piso - 67

Curtume CBR – Segundo Piso - 87

Cortume Krumenauer – Primeiro Piso – 61 

Couro & Arte – Primeiro Piso – 70 

Couros Nobre – Primeiro Piso - 58

Courovale – Primeiro Piso 52

Curtume Rusan – Primeiro Piso 63

Fuga Couros – Primeiro Piso 64

Natur Leather Industry – Primeiro Piso - 54

Nova Kaeru – Primeiro Piso - 18

Polar Couros – Segundo Piso - 88

 

Participantes da feira IILF e localizações:

Cortume Krumenauer - HCCF-02-D

Curtume J. Kempe - HCCF-15-A

Hason International - HCCF-15-E

JBS Couros - HCCF-14-A

CICB / Brazilian Leather - HCCF-15-B

 

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

SOBRE A APEXBRASIL  - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.