Design na Pele em Hong Kong

10 Views

Design, inovação, inspiração e criatividade. Ao apresentar o projeto Design na Pele na APLF MM&T, em Hong Kong, o Brasil mostrou ao mundo o novo olhar que tem guiado a produção de couro no país, aliando a já conhecida tradição e qualidade da indústria coureira brasileira ao grande potencial criativo e riqueza cultural do país. “Esse projeto altera o mindset em relação ao couro brasileiro. Não somos mais apenas fornecedores de matéria prima, mas sim criadores”, diz Rafael Prado, gerente de economia criativa e moda da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A participação do Brasil na APLF MM&T, com a exposição Design na Pele e diversas ações do Brasil Focus Country, conta com a organização do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com o apoio do Brazilian Leather, projeto executado em conjunto por CICB e Apex-Brasil para o incentivo às exportações de couros.

Localizada no hall principal do Centro de Convenções de Hong Kong, local que abriga a APLF MM&T, a exposição Design na Pele atraiu o olhar do público da feira, com produção de fotos por visitantes e registro para futuros contatos comerciais. O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, explica que esta é a primeira mostra do Design na Pele fora do Brasil, repetindo a grande repercussão e interesse do público nas passagens da exposição pelo país afora.

Rafael Prado define o Design na Pele como um aumento de percepção positiva quanto ao produto brasileiro. “Ele é um projeto que tangibiliza uma experiência, representa uma diferenciação, mostra a qualidade do Brasil na aplicação da matéria prima e prova que temos valor agregado disponível no país.”

Idealizado para provocar o setor coureiro do Brasil a explorar a criatividade e inovação que esse material tão nobre inspira, o Design na Pele é a tradução perfeita do atual momento vivido pelo couro brasileiro. “Ele é a resignificação do couro brasileiro na Ásia”, define Mauricio Medeiros, coordenador do projeto.

Segundo ele, o Design na Pele está fazendo o mercado perceber o couro com valor por uma história impressa em cada design e não mais como matéria-prima. “A exposição na APLF teve um impacto excelente. É a primeira exposição do projeto fora do Brasil, então tivemos um grande planejamento para que pudéssemos ter o resultado esperado.”

Até o dia 02 de abril o CICB promove, através do projeto Brazilian Leather e com o apoio da Apex-Brasil, uma série de ações especiaiscomo parte da programação do Brasil Focus Country na APLF MM&T 2014. O objetivo é mostrar a tradição e a qualidade de excelência do país em produção de couros, assim como o crescente investimento do setor em criatividade, inovação e sustentabilidade.