Uma semana intensa espera o couro brasileiro no mercado internacional em breve: duas grandes feiras diferentes ocorrerão simultaneamente entre os dias 19 e 21 de outubro, porém em continentes distintos. Uma, na Ásia: a APLF Asean, em Bangkok, na Tailândia, com 21 empresas de curtume brasileiras. A outra, na América: a ANPIC, em León, no México, com quatro organizações de curtumes do Brasil.
A participação do país nas duas feiras tem o apoio do Brazilian Leather, projeto de incentivo às exportações de couro realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A APLF Asean, em Bangkok, é um novo evento da organizadora mundial de feiras APLF (a maior do setor de couros), seguindo o exemplo de inovação da feira APLF Dubai, que ocorreu em março e que teve um retorno muito positivo dos expositores. “A ASEAN é um bloco comercial em rápida expansão, composto por dez países, entre eles Vietnã, Indonésia e Tailândia. Trata-se da terceira maior economia da Ásia e a quinta maior do mundo. É um mercado muito interessante e, sendo a Tailândia um centro de design com relação muito próxima com o couro e fabricação de peças de moda e móveis, Bangkok tornou-se o local ideal para esse evento”, destaca Letícia Luft, gerente do Brazilian Leather. A feira é também um retorno de eventos presenciais na Ásia – a última participação do Brazilian Leather no continente asiático foi em 2019, na feira ACLE, em Xangai.
Já a ANPIC, no México, é uma feira que chega à sua 60ª edição e vem se consolidando no calendário de participações do Brazilian Leather e de seus curtumes. Como explica Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, o mercado mexicano tem sido trabalhado com pesquisa e relacionamento de forma mais intensa nos últimos anos – inclusive com convite a compradores e jornalistas do país para visitas ao Brasil nas últimas edições da Fimec e do Inspiramais. Esse conjunto de ações, destaca Cunha, com a sustentabilidade, a entrega e toda a qualidade do couro brasileiro devem trazer resultados positivos durante a ANPIC.
Nas duas feiras, o Brazilian Leather terá estande institucional, promovendo a indústria brasileira integralmente. Serão expostos os couros da coleção Preview do Couro, com um trabalho de antecipação de tendências dos curtumes participantes do Inspiramais.
Empresas de curtume participantes da APLF Asean e Brazilian Leather e localizações:
A.Buhler 1A-D07-CICB
Agro Latina Ltda 1A-D16-CICB
Alpha Leather 1A-D20-CICB
America Leather 1A-E01-CICB
CBR Group - Couros Bom Retiro 1A-D08-CICB
CMC Leather 1A-D20-CICB
Coming Ind. Com. De Couros Ltda 1A-C02-CICB
Corium Química Ltda 1A-E02-CICB
Curtume A.P. Muller Ltda 1A-D02-CICB
Euro-America Freight Forwarders 1A-E05-CICB
Forma Expo de Couros Ltda 1A-D06-CICB
Fuga Couros S/A 1A-D01-CICB
Gobba Leather 1A-E01-CICB
Hop Ying Leatherex 1A-E06-CICB
Indústria de Peles Minuano Ltda 1A-C08-CICB
JBS Couros 1A-D11-CICB
Liderkoll Ltda 1A-C04-CICB
Minerva S/A 1A-E11-CICB
Pacific Leather 1A-E07-CICB
SPM Couros 1A-D04-CICB
Viposa S/A 1A-D12-CICB
Institucional:
CICB - Brazilian Leather 1A-D19-CICB
Empresas de curtume participantes da ANPIC e localizações
OCM Best Brasil - C4E07
Union Leather - C4E08
Avanti Leather - C4E09
SPM Couros - C4E10
Institucional:
CICB / Brazilian Leather - C4E12
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br