Ciclo de palestras mostrou a qualidade, sustentabilidade e tecnologia do couro brasileiro

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O Brasil iniciou a sua participação na APLF MM&T, em Hong Kong, mostrando ao mundo o seu crescimento em áreas cruciais para a indústria coureira através do Brazil Focus Country Panels, uma série de palestras que apresentou o desenvolvimento do país em questões como produção sustentável, tecnologia e design. O ciclo de palestras faz parte da programação especial do Brasil como Focus Country, na edição em que a APLF celebra seus 30 anos. As iniciativas têm a coordenação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e apoio do projeto Brazilian Leather, uma iniciativa de CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos(Apex-Brasil) com o objetivo de promover as exportações de couros.

Durante a palestra High Performance Leather Business, o gerente de inteligência comercial do CICB, Rogério Cunha, destacou o momento positivo do couro brasileiro. Rogério mostrou que o país registrou exportação recorde em 2013, além de estar cada vez mais alinhado com a realidade de produção sustenvável e eco-friendly. “O Brasil é o país com o maior número de empresas trabalhando em completa sintonia com o meio ambiente”, comentou.

O Design na Pele foi o tema da palestra seguinte, que também atraiu um grande público no primeiro dia da APLF. Em sua apresentação, o coordenador do projeto, Maurício Medeiros, mostrou a jornalistas e profissionais do couro de diversos países o trabalho que o Brasil tem feito no sentido de aproximar os curtumes da cultura do design. “O mundo muda, as pessoas mudam, e o design também se transforma. A melhor maneira de valorizar e agregar valor ao nosso produto é a gente se apropriar da nossa cultura. A cultura brasileira é a nossa matéria prima”, avalia Mauricio.

O Brazil Focus Country Panels, promovido pelo CICB, ainda teve palestra de Lucas Zoldan, representante do SENAI/RS – tratando do tema Análise da Performance dos Couros Brasileiros Quanto à Presença de Substâncias Restritas.

Rafael Marino, gerente de exportações do curtume Coming tratou das ferramentas utilizadas pela empresa para redução de impactos ambientais.

Fernando Bellese, gerente de marketing e sustentabilidade da JBS Couros, mostrou detalhes sobre a dinâmica da empresa para monitoramento e aferição de boas práticas ambientais e sociais. “Monitoramos mais de 870 mil quilômetros quadrados de área, para nos certificarmos que nenhum de nossos produtos seja oriundo de invasão de areas indígenas, de desmatamento, trabalho escravo ou de conflitos rurais” frisou.

Douglas Bauer Correa, gerente de projetos na Systemhaus, mostrou dados da exportação de tecnologia do Brasil para curtumes em todo o mundo, explicando por que um sistema de gestão é necessário, que tipo de desafios são enfrentados durante a implementação e que tipo de benefícios podem ser alcançados.