Brasil estará no Congresso Mundial do Couro e Congresso IULTCS

10 Views

O que há de mais novo em ciência, tecnologia e experiências positivas na indústria do couro vai ser compartilhado em breve, ao vivo, em Adis Abeba (Etiópia) e também online. Será entre os dias 1 e 5 de novembro, com a realização sequencial do 5º Congresso Mundial do Couro e do 36º Congresso da IULTCS (International Union of Leather Technologists and Chemists Societies). O projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – apoia os congressos. Haverá uma palestra exclusiva sobre o setor de couros do Brasil, seus avanços e a participação da Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro nesta jornada. A participação virtual no Congresso Mundial do Couro é gratuita, inscreva-se aqui.

O tema central desta edição do congresso industrial é “Couro, um Presente da Natureza” e, para o congresso técnico, é “Tornando a Cadeia de Valor do Couro mais Verde”. As duas pautas indicam os caminhos pelos quais devem ser balizados a pesquisa e o desenvolvimento do couro: sustentabilidade, com soluções químicas e de processos que minimizem impactos no meio ambiente e aprimorem resultados em outras áreas da indústria. As temáticas sinalizam a importância de expor todo o avanço que já é vivido como rotina entre os curtidores e por que este conhecimento deve ser multiplicado para diversos públicos, além de quem atua diretamente na indústria. 

“Será uma excelente ocasião para a troca de conhecimento, experiência e especialização com profissionais e colegas de todo o mundo, para apoiar a nossa indústria para o futuro”, destaca Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, que será um dos palestrantes do Congresso Mundial do Couro. Ele apresentará a palestra “A Cadeia de Valor do Couro e a Sustentabilidade como Direcionadora da Indústria”, de forma online, no dia 1, às 6h35min (horário de Brasília). Válido lembrar que o Brasil já sediou o Congresso Mundial do Couro (2011) e o Congresso IULTCS (1993 e 2015).

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br