Já estão abertas as inscrições para o curso de Design Thinking – IED São Paulo, organizado por CICB (Centro da Indústria de Curtumes do Brasil) em parceria com a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos). O curso ocorre entre os dias 17 e 21 de agosto, em Novo Hamburgo/RS.
Veja abaixo os detalhes. Associado do CICB tem 5% de desconto.
Design Thinking
Datas: de 17 a 21 de Agosto
Matrícula: até dia 10 de Agosto em ied.edu.br/cried/cursos
Carga Horária: 18 horas/aula (de segunda à sexta).
Horário: Sempre das 19h às 22h45
Local: Sede da Abicalçados (Júlio de Castilhos, 561 - Novo Hamburgo)
Objetivo do Curso: O curso tem como objetivo principal estimular nos participantes novo modo de “enxergar” o contexto de investigação, a partir de distintas perspectivas e modos de criação, permitindo colocar as pessoas no centro do desenvolvimento do projeto para obter respostas e soluções sustentáveis e que produzam empatia nos clientes, usuários, consumidores.
Corpo Docente:
Prof. Me. Marcelo Farias - designer, professor e pesquisador; doutorando e mestre em Comunicação e Semiótica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC São Paulo; Especialista em Design Management – Universitá di Roma “La Sapienza”; Inovação Tecnológica pela Universidade Tiradentes – ABIPTE; Design e desenvolvimento territorial – Centro de Diseño Industrial/CDI/Uruguai; Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Gerenciou a Rede Sergipe Design do Programa Via Design do SEBRAE e programas de formação e consultoria no Centro di Ricerche/CRIED.
Aula 1 – Introdução
Origem dos processos que orientam o design thinking
Novo paradigma no desenvolvimento de projetos de design
Trabalho colaborativo e interativo
Pensamento abdutivo
“Olhar empático” para enxergar problemas complexos
Apresentação da atividade prática
Aula 2 – Imersão/Exploração
Abordagens sistêmica de investigação
Observação do contexto
Exploração do contexto de investigação
Jornada do ser humano
Criação de insumo para reflexão
Desenvolvimento atividade prática
Aula 3 – Análise e síntese
Cartografia do contexto
Identificação de padrões
Visualização das relações e inter-relações
Definição de diretrizes estratégicas
Desenvolvimento atividade prática
Aula 4 – Proposição
Definição do perfil do público-alvo
Elaboração de propostas de desenvolvimento
Geração de ideias (brainstormings, co-criação, discussão de ideias etc.)
Desenvolvimento atividade prática
Aula 5 – Prototipação
Construção de oportunidades de negócio
Materialização das ideias abstratas
Prototipagem
Reflexões sobre o processo
Investimento: R$ 1.300,00
5% de desconto para empresas associadas ao CICB.
Mais informações: Fabiane Dallarosa
(51) 9240-8270 - fabidallarosa@yahoo.com.br