Veja os destaques e assista às gravações do Fórum CICB de Sustentabilidade

10 Views

Foram mais de 400 pessoas presentes, debates em alto nível e caminhos compartilhados sobre uma das pautas mais relevantes para o setor de couros: a rastreabilidade. O Fórum CICB de Sustentabilidade, que ocorreu no dia 8 de março, durante a feira Fimec, em Novo Hamburgo (RS), reuniu profissionais de toda a cadeia em torno das ferramentas, movimentos e soluções já disponíveis para controles de matérias-primas, insumos e processos na indústria.
 


 


Patrocínio Gold: Niceplanet, GER, Feltre, IDH e Abrameq com Master, NBN e Bremm Peck. Patrocinadores Silver: Units Brasil, Midori Auto Leather, Sincurt e Viposa.

Realização: projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).


Veja a seguir alguns destaques de cada palestra e assista às gravações:


Panorama Setorial da Indústria de Couros

Com: Ricardo Andrade, assessor de sustentabilidade e relações institucionais do CICB
Clique aqui para assistir
“Em 30 anos, tivemos uma redução bastante significativa da área de pastagem e, ao mesmo tempo, vimos um crescimento na ordem de três vezes a produção. A cada dia, o Brasil precisa de menos área para produzir mais carne.”

 

Geotecnologia na Cadeia Produtiva – da Pecuária ao Produto Final

Com: Jordan Timo Carvalho, sócio-diretor da Niceplanet – Assessoria em Conformidade
Clique aqui para assistir
“Qualquer protocolo, de qualquer país do mundo, é inserido na plataforma. À inteligência artificial é ensinado o que for possível para automatização. A partir daí, os cadastros das fazendas são feitos dentro da ferramenta, e a consulta no momento da compra da matéria-prima para qualquer elo do agronegócio é feita aqui, com a resposta imediata.”

 

Rastreabilidade a Laser no Processamento de Couro

Com: Domenico Feltre, diretor da Feltre
Clique aqui para assistir
“O sistema de marcação a laser não perfura a pele e permanece visível depois de cada processo de trabalho. Consiste na gravação da superfície com um código único e que não se apaga, que pode ser facilmente identificado e rastreado durante toda a cadeia produtiva.”


 
O Poder dos Dados na Automação do Setor Coureiro

Com: Cesare Dal Monte, gerente geral da GER
Clique aqui para assistir
“O sistema funciona com sensores, que são instrumentos que leem as características físicas do couro e as traduzem em números. Então, todos os dados são registrados em um servidor e depois são analisados por um software”.

 

Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros e a Relação da Rastreabilidade do Couro com a Sustentabilidade

Com: Mathias Almeida, CEO da Natcap
Clique aqui para assistir
“O programa de Produção Sustentável de Bezerros é patrocinado pelo IDH, com Carrefour Brasil e pela Fundação Carrefour. (...) Soluções que o programa traz: manejo de pastagem, melhoramento genético, manejo de animais, adequação ambiental e fundiária e gestão financeiras”.