Tailândia e Vietnã são os dois
próximos destinos do couro brasileiro na Ásia. Na programação da viagem, duas
missões comerciais (uma em Bangkok, na Tailândia, e outra em Ho Chi Minh, no
Vietnã) e a participação na feira Shoes and Leather Vietnam (em Ho Chi Minh).
Empresas do setor de couro do Brasil integram as iniciativas contando com o
apoio do projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o Centro das Indústrias
de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações
e Investimentos (ApexBrasil).
O solo tailandês é o primeiro
destino, com a Missão Comercial CICB Brazilian Leather à Tailândia, nos dias 4
e 5 de julho. Há uma agenda de visitas em Bangkok em indústrias e pontos de
interesse para a pauta exportadora de couro do Brasil. Participam dessa missão
as empresas America Leather, Curtume CBR, Forma e JBS Couros.
Depois, parte do grupo segue para o Vietnã (cujas importações de couro brasileiro cresceram em valores 23,6% em 2023 sobre 2022), onde ocorrerá a Missão Comercial CICB Brazilian Leather ao Vietnã nos dias 8 e 9 de julho. A programação terá visitas a indústrias produtoras de artigos em couro e, na sequência, participação com estandes na feira Shoes and Leather Vietnam (de 10 a 12 de julho). Integram as atividades as empresas: America Leather, A. P. Müller, Durlicouros, Curtume CBR e JBS Couros.
Feira Shoes and Leather Vietnam em 2023
Conforme explica Rogério Cunha,
da Inteligência Comercial do CICB, os dois países têm importância estratégica
para as exportações de couro do Brasil. “Com os movimentos de descentralização
da produção de manufaturados – antes muito concentrada na China – nações do
Sudeste da Ásia ganham destaque. O Vietnã já é uma realidade para o couro
brasileiro, pois é o quarto principal destino das nossas exportações, com 7,1%
de participação em valores em 2023.”, informa Rogério. Tailândia está no top 10
de maiores clientes do couro do Brasil, ficando em sétimo lugar no ranking dos
importadores do material brasileiro.
Sobre o Brazilian Leather -
Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian
Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em
parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional
em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais
feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento
de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são
algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
SOBRE A APEXBRASIL - A Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e
serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para
setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a
ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam
promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no
exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à
participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas
de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura
produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por
objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada
com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros
diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o
desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o CICB
O Centro das Indústrias de
Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem
couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a
qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da
organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos
de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes
governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes
públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de
reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e
informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e
diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e
Comunicação – com associados em todo o país.