O primeiro trimestre de 2017 registrou um total de US$ 9,467 milhões em importações de couros e peles pelo Brasil. O número representa um crescimento de 54,3% em relação ao mesmo período de 2016. Couros salgados e wet blue respondem por cerca de 75% deste total. Em área, o total acumulado é de 616.303 metros quadrados importados. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, com análise da Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).
Com estes números, o Brasil registra no ano um superávit de US$ 494,861 milhões na balança comercial de couros, o que evidencia uma clara predominância das exportações de couros sobre as importações no Brasil. A análise do CICB joga luz sobre o expressivo crescimento da compra de couro dos Estados Unidos (mais de 4000% em relação a 2016), que confirma a tendência de todo o ano passado, com possíveis raízes na qualidade e seleção da matéria prima norte-americana.
Os estados que mais importaram couro foram, nesta ordem: Ceará (49,5% de participação no total), Rio Grande do Sul (com 22,9% das importações) e Bahia (14,7%).
Veja a análise completa do CICB clicando aqui