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O Brasil foi um dos grandes destaques da feira de couros All China Leather Exhibition (ACLE), realizada em Shanghai, na China. Com vendas previstas na casa dos US$ 500 milhões, as 24 empresas de curtume brasileiras que participaram do evento registraram ótimos negócios e promissores contatos para os próximos 12 meses. Exclusivamente nos três dias de feira, mais de US$ 26 milhões em couros e peles do Brasil foram comercializados. A participação do Brasil na ACLE teve o apoio do projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros.

No total, os expositores do Brasil realizaram 1,1 mil contatos com compradores internacionais, especialmente da China, que responde por quase 80% do público visitante da ACLE. Neste ano, a feira registrou mais de 22 mil compradores em seus três dias de realização. “A China estabelece-se como um país importante para as ações do couro do Brasil. China e Hong Kong são o principal mercado para exportações de couro brasileiras, respondendo por quase 36% de todas as vendas do Brasil ao mercado externo”, afirma o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello. Mesmo com a liderança do gigante asiático, o gestor destaca que a diversificação de mercados é valorizada nas estratégias do couro brasileiro, com resultados positivos em 2014.

Para Sérgio Sfreddo, do setor comercial da empresa Gobba Leather, a ACLE 2014 pôde oportunizar uma avaliação do mercado mundial e ampliar o relacionamento com parceiros. “Como em outros anos, a feira foi muito importante para contatos e estabelecimento de negócios futuros”, destaca Sergio, cuja empresa produz couro acabado para o mercado moveleiro.

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