Um dia na vida de Renato Pereira, sócio-fundador da Escudero & Co.
6h30 – Acordo e tomo café.
8h30 – Chego no trabalho, para onde vou a pé. Checo meus e-mails e vejo os assuntos do dia.
10h – Reunião da equipe – nossa equipe de gerenciamento e criação é composta por cinco pessoas. Fazemos o balanço das vendas do dia anterior e vemos juntos quais as demandas que temos.
11h – Foco nas entradas e saídas: vejo pagamentos feitos e que precisamos fazer.
13h30 – Sempre almoço na rua, nos restaurantes da região. Quando o dia é corrido, ligo e peço para algum deles entregar e almoço no escritório mesmo. Todo mundo se conhece aqui na rua. Somos todos amigos.
15h – Hora de pensar no marketing digital. Analiso as vendas associadas aos anúncios do Facebook. Traço novas estratégias de campanha e newsletter. Tudo é alinhado com o cronograma das nossas ações e dos nossos lançamentos.
17h – Para essas campanhas digitais, precisamos de fotos. E é tudo feito 100% aqui mesmo no escritório. Acredito que, quando você está perto, a eficiência é muito grande. Temos uma média de um produto novo a cada duas semanas. Eu tenho experiência com luz e foto porque fui modelo durante 12 anos e, como meu pai amava fotografia, cresci nesse ambiente. A Clara, minha sócia, é a diretora de arte e também quem trata e finaliza as fotos.
18h30 – Última reunião do dia. Dessa vez para verificar o que deu certo – e novamente como estão as vendas. Somos muito focados em vendas.
20h – Fim do meu expediente.
Local, autêntico e durável
Bolsas e acessórios feitos exclusivamente em couro brasileiro. Uma equipe de cinco pessoas que domina o mundo. E uma concept store na Oscar Freire, uma das ruas de luxo mais badaladas da América Latina.
A Escudero & Co é uma daquelas marcas de moda que soa pequena, mas age grande. Ela nasceu em 2011, no Rio de Janeiro, mas possui uma relação muito próxima com São Paulo – tanto que foi esta metrópole o lugar escolhido para fixar o endereço da sua primeira loja física. “Nosso foco sempre foi ser on-line. Mas sentimos a necessidade de ter uma casa, um lugar onde nossos clientes pudessem ver nossa decoração, nossos produtos. Ver a Escudero”, conta o sócio e fundador Renato Pereira.
Criada ao lado de Clara Tarran, a marca tem em seu DNA a preocupação sustentável – em seus três níveis: econômico, social e ambiental. Desenvolve produtos com mão de obra e matéria-prima 100% brasileiras e vê na durabilidade de suas peças uma forma de conciliar esse pilar com a produção.
Com uma média de vendas de 250 produtos mensais – das quais 75% vêm do estado de São Paulo –, a Escudero começa a traçar a sua expansão de forma muito calma. Para Renato, existe apenas um segredo: gerenciamento operacional. “Fazemos tudo aqui. Na parte da frente do prédio temos a loja e atrás, os escritórios. A nossa operação é superenxuta comparada com outras marcas. Temos uma equipe menor do que a média. Mas sabemos gerenciar”, revela.
O que é gerenciamento operacional?
Nós fazemos o nosso próprio conteúdo [de redes sociais], então ele é infinito. Se a gente precisar, para tudo e faz. Todos os desenhos das peças são nossos. Além disso, usamos só dois couros – não ficamos desenvolvendo novos couros e cores. Isso, para mim, é eficiência operacional.
Todas as peças da Escudero são feitas em fábricas parceiras em São Paulo. Qual a importância da produção local para vocês?
Existem vários fatores que, às vezes, as pessoas não enxergam na cadeia de consumo. Quando alguém compra da Escudero, ela está empregando uma vendedora, um artesão, um funcionário de uma fábrica. E isso é muito legal, porque você cria um sistema que gera capital aqui, na cidade, no estado e no país. Melhora a qualidade de vida das pessoas e aumenta a nossa contribuição.
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Rua Oscar Freire 2304, Pinheiros, São Paulo
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