Lei do Couro e Certificação de Sustentabilidade têm agenda no SICC

10 Views

A próxima edição do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), em Gramado (RS), contará com a participação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) no projeto ConecTech. Será por meio de palestras sobre a Lei do Couro e a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) no dia 22 de maio, terça-feira, a partir do meio dia, com entrada franca.  Credenciamento para o salão em www.sicc.com.br. 

O ConecTech é um projeto inserido na programação do SICC, que levará aos visitantes do evento novidades ligadas à tecnologia que estão revolucionando o varejo. Trata-se de uma iniciativa da Merkator (empresa promotora do SICC), com Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC) e SetaDigital. Haverá a exposição de uma loja inteligente no Módulo 4 do salão, além do ciclo de palestras, que se inicia na segunda-feira (22) e segue até a quarta-feira (24). Para ver a programação completa, clique aqui. 

O conteúdo do CICB será compartilhado por Ricardo Michaelsen, coordenador do projeto Lei do Couro. A ideia, explica Ricardo, é esclarecer os detalhes da lei que, no Brasil, permite que apenas produtos feitos em pele animal sejam identificados como feitos em couro, sendo proibidas designações como “couro sintético” ou “couro ecológico”. “O varejista tem um papel muito importante na multiplicação da informação sobre a lei; sua comunicação direta com o consumidor deve ser adequada e, na maioria dos casos, as infrações ocorrem apenas por desconhecimento da legislação”, detalha. 

Ricardo falará também sobre o CSCB, que tem operado grandes transformações na indústria do couro do Brasil. A certificação – que já é recomendada de forma institucional por importantes indústrias produtoras de calçados e acessórios para seus fornecedores – entra na pauta do varejo com força em 2018.