Indústria química participa de encontro com representantes do CICB

10 Views

Os novos projetos, as perspectivas e o panorama de trabalho do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) foram apresentados recentemente a representantes de indústrias químicas na sede da ABQTIC, em Estância Velha. Com grande adesão, o encontro apontou os planos da indústria curtidora para os próximos anos, os mercados a serem trabalhados e as ações já definidas.

José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, abordou diversos assuntos, dentre os quais o Fórum CSCB de Sustentabilidade, que ocorrerá no dia 11 de agosto, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS), e que tradicionalmente reúne a indústria química em torno das novidades e tendências sobre este tema.

A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) foi apresentada por Álvaro Flores, dando ênfase à importância da indústria química em seu desenvolvimento. Como explicou Álvaro, trata-se de um programa construído em conjunto com o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), ABNT e Inmetro, contemplando 173 indicadores em critérios como consumo de água e energia, substâncias restritas, desempenho produtivo, gerenciamento de resíduos, relação com colaboradores, entre outros. O CSCB é um programa inédito no mundo por contemplar as dimensões econômica, ambiental, social e de gestão da sustentabilidade. O programa é promovido e apoiado pelo CICB.