Exportações de couros em outubro: veja os números

10 Views

Alcançou o total de US$ 235 milhões o valor das exportações de couros e peles brasileiras no mês de outubro, conforme dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Trata-se de um valor recorde de exportações de couros do Brasil em um único mês. Os números – apurados pelo setor de inteligência do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) – apontam que o mês de outubro teve alta de 27,4% em valores em relação ao mesmo mês do ano passado, resultando em um crescimento de 19% no acumulado de valores de janeiro a outubro em comparação a 2012.

Apesar dos números positivos, o presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, destaca que a possibilidade de não haver a prorrogação do Reintegra (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras), cujo encerramento está previsto para o final de 2013, pode impactar o setor de curtumes e os resultados a partir de janeiro. O Reintegra foi criado para compensar resíduos tributários nas exportações, proporcionando à empresa exportadora o recebimento de um crédito equivalente a 3% da receita de venda de produtos acabados ao mercado externo. Com o fim deste programa, destaca Bello, a competitividade do couro brasileiro no mercado internacional pode ficar seriamente comprometida.

“Outro ponto que nos preocupa é a exclusão do Brasil do Sistema Geral de Preferência da União Europeia (SGP) a partir de janeiro próximo. Com isso, deve haver um acréscimo de custos de cerca de 3,5% para os produtos exportados para esse mercado, que responde por 36% das vendas internacionais brasileiras de couros e peles”, destaca Bello. O gestor sublinha que uma série de ações tem sido organizada ao lado de entidades representativas do setor e lideranças políticas do setor industrial para reverter essa situação.

Sobre as exportações de outubro, os dados apurados pelo CICB ainda apontam que houve crescimento de 5,9% em relação a setembro deste ano. O acumulado de janeiro a outubro totaliza US$ 2,053 bilhão. A participação do item nas exportações brasileiras ficou em 1%.