Exportações de couro: mudanças no panorama de mercados e crescimento de vendas de couro acabado

10 Views

Está disponível para consulta no site do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) uma análise detalhada sobre as exportações brasileiras de couros e peles no mês de abril, com os números finais divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No total, foram vendidos ao mercado internacional US$ 255,794 milhões em couros e peles neste mês, representando um crescimento de 17,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse é um recorde para o período, que se junta a outro dado histórico: de janeiro a abril, o Brasil já soma US$ 960.385.482 milhões em exportações de couros e peles, ou seja, 25,8% a mais do que no ano passado.

Analisados em detalhes, esses dados fornecem um panorama novo sobre o couro brasileiro no mercado externo, conforme explica o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello. O executivo destaca que as exportações de couros acabados e semi acabado cresceram, com forte incremento em número de peles e valores no mês de abril. A Itália, segundo maior cliente do Brasil, frisa Bello, confirma uma queda das compras de couro das empresas brasileiras, o que pode ser creditado a fatores como a exclusão do Brasil do Sistema Geral de Preferência da União Europeia e a não renovação do Reintegra, o que diminuem a competitividade do Brasil naquele país. No acumulado do ano, a Itália já comprou 15% a menos em volume de peles se comparado com 2013. “Por outro lado, há um crescimento substancial das exportações em mercados como Coreia do Sul (que já registra crescimento de 90% em volume e 76% em valores no acumulado do ano) e Vietnã (com alta de 149% em volume e 89% em valores no acumulado do ano, em comparação com 2013)”, destaca Bello.

São Paulo e Rio Grande do Sul estão praticamente empatados na liderança dos maiores estados exportadores de couro em questão de valores, com o estado do Sudeste respondendo por 19,5% dos valores e o estado gaúcho com 19,3% do total. Em seguida, está Goiás com 13,4%.

Veja o relatório clicando aqui.