Entidades promovem evento de Análise de Cenários

10 Views

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) promovem, no próximo dia 13 de outubro, mais uma edição do evento Análise de Cenários. Com o consultor e economista Marcos Lélis, o evento acontece no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS, a partir das 18h30.

Lélis adianta que irá traçar um panorama dos setores de calçados, componentes e couros, auxiliando na tomada de decisões dos empresários da cadeia. “Vamos analisar o cenário atual, para os últimos meses do ano, e também como deve se comportar a economia e o setor no primeiro semestre de 2017”, conta.

Segundo o economista, o Brasil já passa por um processo de estabilização na economia, mas isso não significa crescimento na demanda. “Existem algumas incertezas que só serão respondidas quando tivermos uma perspectiva mais clara do câmbio, que será influenciada pela movimentação nos juros aplicados nos Estados Unidos e dos juros aplicados no Brasil”, comenta Lélis. A boa notícia, adianta, é que o desvalorização das commodities, que prejudicou a economia brasileira, parece estar ensaiando uma estabilização. “A partir de agora, os preços das commodities devem andar de lado”, frisa.

Demanda

Sobre a demanda por calçados, o economista ressalta que ela deve seguir fraca no mercado interno. “Por ser um bem de consumo de massa, o calçado ainda é muito dependente da massa salarial, que não deve crescer nos próximos meses”, avalia, acrescentando que a massa salarial pode, inclusive, diminuir por causa do desemprego, que só deve estabilizar ao fim do primeiro semestre do próximo ano e em um índice bastante elevado (14%).

O evento Análise de Cenários tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). As vagas são limitadas a associados das entidades realizadoras e apoiadoras e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail inteligencia@abicalcados.com.br.