Entidades lançam o programa Future Footwear

10 Views

Uma nova etapa para os setores de couros e calçados teve seu marco inicial lançado na última quarta-feira, 24 de agosto, com a apresentação do programa Future Footwear. A iniciativa dialoga com a criação e execução de novos modelos de negócios, produtos e processos produtivos em toda a cadeia do calçado, com o objetivo de fazer do país um modelo internacional neste segmento. Participaram do evento, realizado na sede do Grupo Priority, em Ivoti/RS, representantes das associações representativas realizadoras do projeto - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq) -, lideranças setoriais, empresários e imprensa.

O Future Footwear foi todo planejado em sintonia com as novas formas de comunicação, produção e consumo, em que as conexões e a descentralização prevalecem sobre o antigo modelo linear de relacionamento. Presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, destaca que o programa deve ser uma plataforma importante para as inovações do setor, impulsionando-o a criar soluções e aproximar-se ainda mais dos valores da sustentabilidade, que são abrangidos na estratégia de ação do Future Footwear.

Programa

Os gestores de Projetos da Abicalçados Roberta Ramos e Cristian Schlindwein detalharam algumas das ações que fazem – e farão – parte do Future Footwear.  Segundo Roberta, a iniciativa é um guarda-chuva de projetos que visam mudar a cultura do segmento, que precisará se adaptar à realidade de um novo consumidor, de uma nova sociedade, interligada em rede, mais colaborativa e ligada à tecnologia e sustentabilidade.  Para o segundo semestre, então programados eventos de negócios, alinhamento com setores afins e um desafio para encontrar soluções tecnológicas para o calçado. Veja a seguir:

FF Exchange

Rodada de negócios que tem o objetivo de fomentar relacionamento entre empresas e fornecedores do setor coureiro-calçadista visando a geração de negócios que solucionem os gargalos do setor. Será no dia 18/10, das 14h às 17h, na sede do IBTEC, em Novo Hamburgo/RS. A iniciativa fará parte da Semana do Calçado, lançada recentemente por entidades do setor.

FF Meeting

Encontro com entidades de setores fornecedores para a cadeia coureiro-calçadista, especialmente da área de tecnologia e inovação, a fim de formalizar um comitê para a discussão de ações com vistas à aplicação dos conceitos de Indústria 4.0 no Brasil. Assim como o FF Exchange, o FF Meeting faz parte da programação da Semana do Calçado e acontecerá das 14h às 17h do dia 19/10, na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo/RS.

FF Enterprise - Desafio Empreendedor

Evento que será realizado entre os dias 1º/10 e 18/11 com estudantes de nível superior com o objetivo de criar equipes multidisciplinares para pensarem novas ideias na resolução de problemas do setor calçadista. Será um torneio que terá duração de mais de um mês, período no qual as 15 equipes selecionadas – de quatro pessoas cada uma - terão mentorias de especialistas para desenvolver suas ideias. Não é um evento voltado especificamente para pessoas que já trabalham com o setor calçadista, mas sim para todos os profissionais com potencial para criar soluções para o calçado brasileiro. Ao final, as equipes vencedoras receberão R$ 10 mil em premiação e uma pré-incubação – que poderá ser realizada na Unisinos, Feevale ou PUCRS. As inscrições para equipes estão abertas no site www.abicalcados.com.br/ffenterprise/.

Além das ações listadas, as entidades estão trabalhando conjuntamente para o lançamento de ações como o Roadmap tecnológico, uma pesquisa para mapeamento do que está sendo lançado de mais avançado em tecnologia e tendências de consumos mundiais; a criação de uma FabLab  específico para as necessidades do setor, com pesquisa e desenvolvimento de prototipagem rápida; a criação da FF Concept Factory, exposição de uma fábrica modelo temporária que utiliza as tecnologias mais avançadas do mundo com foco em eficiência produtiva a partir dos conceitos da Indústria 4.0; e a realização de Workshops de Novos Negócios, que buscarão sensibilizar os empresários do setor para a criação de modelos de negócios inovadores.