Couro: feira ANPIC, no México, vai receber seis empresas brasileiras

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As importações de couro brasileiro pelo México cresceram 157,9% de janeiro a agosto de 2023 em peso. Altamente industrializado e com números relevantes para a produção de calçados, móveis e automóveis, o México é um mercado importante para o couro brasileiro e é o próximo destino do projeto Brazilian Leather – uma parceria do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Em solo mexicano, os brasileiros irão participar da feira ANPIC, entre os dias 25 e 27 de outubro, em León. Depois, seguem para uma missão comercial, com rodadas de negócios e visitas técnicas. 




As empresas expositoras apoiadas pelo Brazilian Leather na ANPIC são: Best Brasil, Nimo, Mastrotto Brasil, Viposa, Pacific Leather e Curtume Partner. “São empresas com diferentes tipos de fornecimento, desde o wet blue até o acabado, para vários segmentos. Esse perfil mostra que o México tem potencial para todos os nossos produtos e prova a variedade de atividades que envolvem o couro no país”, destaca Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, que acompanhará o grupo na feira. Pegando o recorte da produção calçadista, os mexicanos estão em 9º lugar no ranking mundial, com 205 milhões de pares produzidos anualmente (dados de 2022); desses, 32 milhões são exportados (7% dos quais em couro). O Brasil é o principal fornecedor de couros para o México, com participação que chega a 32,9%. A indústria automotiva no país (estimada em US$ 78 bilhões em 2020), produz algumas das mais importantes marcas globais de veículos.




Na ANPIC, os expositores brasileiros terão a oportunidade de abrir novos contatos e ampliar relacionamento com clientes tradicionais. A feira é a maior de seu segmento no país, reunindo toda a massa crítica e com poder de decisão em especial na indústria calçadista – e justamente por isso ocorre em León, o principal núcleo de inteligência e produção de pares no México. A ANPIC expõe, além de couros, químicos, máquinas e outros materiais para a produção de calçados, com áreas de tendências e palestras, para visitantes de mais de 30 países.   

O couro do Brasil também estará representado na feira com um estande exclusivo do Brazilian Leather, que irá apresentar couros da mais recente coleção Preview do Couro. São peles de diversos curtumes do Brasil, com desenvolvimentos especiais e antecipando tendências de moda. É mais um canal para compartilhar o talento, o conhecimento e a sustentabilidade da indústria brasileira de couros no México. 

Depois da ANPIC, parte do grupo do Brasil participa de uma Missão Comercial em León e Guadalajara. Estão agendadas visitas técnicas a empresas de interesse para o couro do Brasil nos segmentos de calçados e móveis e duas manhãs com rodadas de negócios com importadores de couro locais. 


Veja as empresas que estarão na ANPIC com o apoio do Brazilian Leather e suas localizações:

Best Brasil  -  C3C06

Curtume Nimo - C3C04

Mastrotto Brasil  - C3C01

Pacific Leather e Curtume Partner - C3C05

Viposa - C3C02

Institucional - Brazilian Leather - C3C03




Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.


Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br


Informações para a imprensa: press@brazilianleather.com.br ou 51 993133649.