Lei do Couro em Mato Grosso: veja as ações

10 Views

Uma grande repercussão de mídia e público marcou as ações da Lei do Couro no estado do Mato Grosso. Com cobertura dos jornais impressos do Estado, das redes de TV de maior alcance nacional (afiliadas Rede Globo e Record) e acompanhamento atento de consumidores e lojistas, as blitzes da campanha detalharam para diversos públicos a legislação que proíbe o uso de expressões como “couro sintético” e “couro ecológico”. Esta ação foi executada pelo Centro das Indústrias de Curtumes de Brasil (CICB), com o apoio do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros, Peles e Afins de Mato Grosso (Sincurt).

Doze cidades receberam a visita da equipe da Blitz da Lei do Couro durante 13 dias. O grupo circulou pelo estado em um carro identificado, dialogando com lojistas e consumidores sobre a lei 4.888/65, que determina que somente produtos oriundos de pele animal podem receber a denominação couro, proibindo o uso de sufixos ou prefixos junto à palavra “couro”. As visitas ao comércio de rua e lojas em shopping centers foram acompanhadas por equipes de TV e jornal, que deram ampla cobertura à ação, cujo principal objetivo foi a educação sobre a lei e a proteção ao consumidor. Ao todo 920 lojas foram visitadas e seis shopping centers (três na capital e três no interior).

O presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, com o presidente do Sincurt, Evandro Luis Durli, detalha que as visitas ocorreram em estabelecimentos de todos os portes. Na maioria dos casos, destaca o gestor, as irregularidades levantadas estavam ligadas ao desconhecimento da lei. “Os lojistas advertidos sobre a legislação, em geral, adequaram sua comunicação imediatamente”, afirma, citando que muitos empresários e gerentes de lojas solicitaram material para replicar para fornecedores e clientes. As irregularidades mais comuns identificavam produtos como “couro sintético”, “couro ecológico” e “couro faik”, além de “Leather Denim”, que igualmente fere o consumidor por não identificar adequadamente o produto.

Matéria para TVCA (afiliada Rede Globo em Mato Grosso): clique aqui.

Reportagem para TV Record – Jornal da Manhã: clique aqui

Reportagem TV Record – Jornal do Meio dia: clique aqui

Reportagem TV Assembleia: clique aqui