No Pará e em Brasília, CICB integra agenda de lançamentos e debates sobre pecuária sustentável e conformidade na cadeia de fornecimento

10 Views
Programa de Produção Sustentável de Bezerros:
apoio e participação do CICB em Castanhal (PA)


Teve lançamento recentemente o Programa de Produção Sustentável de Bezerros no Pará, em cerimônia oficial no Sindicato Rural da cidade de Castanhal. Com investimento conjunto da organização IDH e da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), o programa promove assistência técnica, regularização fundiária e ambiental e rastreabilidade voltadas à produção de bezerros. A iniciativa tem adesão voluntária e vai atender, na primeira etapa, 160 pecuaristas, com previsão de chegar a 600 propriedades no segundo semestre de 2024. Ricardo Andrade, assessor técnico e de sustentabilidade do CICB, participou da cerimônia e oficializou um documento de apoio da entidade à iniciativa. Leia aqui a notícia na íntegra, com detalhes de todos os parceiros e apoiadores.
 
 
Diálogos Boi na Linha: apresentação das demandas do couro em Marabá (PA)


 
Um dia inteiro de debates sobre monitoramento, melhores práticas e sustentabilidade na cadeia da carne foi promovido em Marabá (PA), com a realização do seminário Diálogos Boi na Linha, promovido pelo Imaflora (organização voltada à conservação ambiental). Ricardo Andrade, do CICB, foi um dos painelistas do evento, em debate que contou com representantes de: Abiec (exportadores de carne), Ministério Público Federal do Pará, Imaflora, Febraban (bancos) e Proforest (organização para iniciativas sustentáveis). Andrade compartilhou os números da indústria de couros e as principais demandas do setor envolvendo a cadeia da pecuária, como monitoramento e rastreabilidade.
 
 
Iniciativa privada fomenta a pecuária livre de desmatamento na Amazônia Legal
 
 

O encerramento do seminário Diálogos Boi na Linha teve a apresentação e o lançamento do COTI (Iniciativa de Implementação de Rastreabilidade de Origem Certificada, em português). Esse é um projeto liderado por Durlicouros (Durli Leathers), Frigorífico Rio Maria, Niceplanet Assessoria em Conformidade, SBCert e a consultoria Green Level Environment Strategy, utilizando o Programa de Rastreabilidade Individual e Monitoramento de Indiretos (PRIMI), que certifica a cadeia da carne e couro livre de desmatamento.

A iniciativa busca, por meio de financiamentos externos, dar capilaridade e escala ao projeto piloto iniciado em julho de 2023 e que já conta com a participação voluntária de 40 fazendas e mais de 113 mil animais rastreados individualmente e gerenciados em sistema blockchain. A expectativa dos organizadores é de que, caso consigam garantir recursos extras para assistência técnica, o número de animais rastreados alcance a marca de 200 mil ainda no final de janeiro de 2024.

Após o lançamento do COTI, foram realizadas visitas técnicas, com a participação de Ricardo Andrade, do CICB, além de ONGs e marcas globais dos segmentos da moda e automotivo em propriedades rurais, frigorífico e curtume para demonstrações da aplicação do PRIMI em campo, nas cidades de Rio Maria e Xinguara, também no estado do Pará. Para ler o press release completo da iniciativa, clique aqui.

 
Em Brasília, CICB teve encontro com diretor do MRE
 
Tendo como pautas principais as relações comerciais do couro do Brasil com a União Europeia (UE), regulamentos internacionais e a defesa do setor no bloco europeu, o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, esteve em Brasília para reunião com o Diretor do Departamento de Política Comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Embaixador Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel. Bello compartilhou o extenso trabalho que tem sido feito pelo couro do Brasil na UE com vistas à sensibilização sobre as práticas correntes em sustentabilidade com as quais a indústria opera, e reafirmou as demandas de apoio do governo federal nesse escopo de atuação.