CSCB Sobre

A certificação de sustentabilidade

Uma iniciativa que busca garantir o uso de processos sustentáveis dentro da cadeia produtiva do couro brasileiro.

O QUE É CSCB

5000 Visualizações

Aplicando para a indústria de curtumes o conceito do tripé da sustentabilidade em que são considerados os resultados de uma empresa em termos econômicos, ambientais e sociais, a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro entende como um curtume sustentável aquele que desenvolve suas atividades com resultados econômicos, procurando reduzir o impacto ambiental inerente de sua atividade e proporcionando melhores condições de trabalho aos seus funcionários e respeitando a comunidade na qual a empresa está inserida.

- Valmor Trevisan

Pensar em sustentabilidade para a indústria do couro é pensar no amanhã, é pensar em nossas crianças, é pensar nas gerações futuras. Portanto, sustentabilidade é o futuro no presente.

A origem

Apoiada pelo CICB, a iniciativa é o resultado de um intenso diálogo com todos os elos da cadeia produtiva, que vê na adoção de um padrão de certificação de sustentabilidade o caminho para dar ao consumidor final a real noção do processo de produção sustentável pelo qual a indústria vem passando. O processo de certificação foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que elaborou as normas técnicas que são as bases para a produção sustentável de couros.

Base normativa

Através de uma Comissão de Estudos Especial, formada no âmbito do Comitê Brasileiro do Couro e Calçados (CB-11) da ABNT, foi estabelecida a base normativa que deve ser atendida pelas empresas que desejarem a certificação. Esta comissão contou com representantes de curtumes, fabricantes de móveis, artefatos e calçados, além de órgãos neutros como universidades e associações de profissionais.

A certificação atende às diretrizes do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC é acreditada pelo INMETRO. Desta forma, a CSCB vai dar aos compradores a certeza de que, desde a sua origem, passando pela produção e o produto final tiveram observados critérios sustentáveis. No mundo de hoje, uma das principais demandas de um mercado competitivo.

Para o atendimento da Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro, as seguintes Normas devem ser consultadas:

  • ABNT NBR 16.296:2014 – Couros – Princípios, critérios e indicadores para produção sustentável
  • ABNT NBR 16.297:2014 – Couros – Diretrizes para implementação da ABNT NBR 16.296
  • ABNT NBR 16.346 – Diretrizes para auditoria em curtumes – Procedimentos de auditoria – Critérios de qualificação para auditores de curtumes

Faça parte

*Campos obrigatórios