CICB Sobre

O COURO E O CURTUME BRASILEIRO

O Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, exporta mais de 2 bilhões de dólares ao ano para 80 países e emprega mais de 30 mil pessoas.

A indústria

5000 Visualizações

Os atributos naturais do couro, aliados à tecnologia, à pesquisa e à moda, resultam invariavelmente em artigos com a marca da beleza, da sofisticação e da qualidade. A indústria curtidora brasileira concebe, estação após estação, produtos cada vez mais eficientes e ligados à sustentabilidade para os mais exigentes mercados nacionais e internacionais. O couro brasileiro tem status qualitativo e também quantitativo, uma vez que país é um dos maiores produtores do mundo, com forte inserção nos segmentos moveleiro, calçadista e automotivo.

Trata-se de um panorama muito profissional, pautado pela gestão responsável, em que os mais modernos meios tecnológicos são empregados para a otimização industrial, aprimoramento das condições de trabalho e redução de impactos ambientais. O setor do couro emprega atualmente mais de 30 mil trabalhadores e, parte desse contingente, dedica-se exclusivamente a ações para reciclagem de águas, descarte adequado de resíduos e melhora de processos, o que tem gerado resultados significativos nas últimas décadas.

- CICB

Com 244 plantas curtidoras, 2.800 indústrias de componentes para couro e calçados e 120 fábricas de máquinas e equipamentos, gera 30.000 empregos diretos e movimenta US$ 2 bilhões a cada ano.

A formação constante dos profissionais ligados à cadeia curtidora no Brasil é, sem dúvida, uma das responsáveis pelo aprimoramento em gestão e tecnologia que o país dispõe. Há excelentes escolas de curtimento, química e administração no Brasil, convergindo com a realização frequente de seminários, fóruns e congressos para debater e expor as melhores práticas em curtimento vigentes no mundo.

244 curtumes

O número total de curtumes que movimentam a indústria no país.

O superávit da balança comercial de couros do país em 2019.

1,1 bilhão de dólares

80 países

Nós exportamos o couro brasileiro para 80 países como China, Itália e Estados Unidos.

O setor coureiro no país emprega todo o ano mais de 30 mil pessoas.

30 mil empregos

lugar

O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo.

O couro

No produto de tantos esforços, tem-se um setor forte e fundamental para o equilíbrio da economia no país.

O grande volume das exportações de couros e peles no Brasil e seu respectivo crescimento na última década tem forte influência do programa Brazilian Leather, uma iniciativa do CICB e da Agência Brasileira de Promoção das Exportações (ApexBrasil). O programa organiza a participação de industriais brasileiros em grandes feiras internacionais, projeta a imagem do couro brasileiro por meio de mídia especializada e ainda realiza pesquisas para manter o couro brasileiro sempre na dianteira das tendências do mercado mundial.

Os esforços se mantêm sempre constantes para que o país continue como uma referência em couros, mesmo lidando com possíveis reduções na competitividade internacional.

Para os próximos anos, uma série de projetos serão executados pelo CICB, contando com a coesão da indústria brasileira. Aliado com uma eficiente equipe de inteligência internacional, grupo de marketing e comunicação, além de profissionais para suporte em design e sustentabilidade, o CICB pretende expandir mercados, aprimorar produtos e crescer com a economia mundial.