Minerva Leather no Fórum CICB de Sustentabilidade

10 Views
Ocorrerá no dia 13 de março o Fórum CICB de Sustentabilidade, com o tema central Elos para a Rastreabilidade. Será durante a feira Fimec, em Novo Hamburgo (RS) e as inscrições estarão abertas em breve. 

Minerva Leather, referência mundial na produção de couros, é patrocinadora Gold do evento e compartilha a sua visão sobre sustentabilidade e a tarde de debates que teremos no fórum. Veja na entrevista com  Alessandro Sousa, Diretor da Minerva Leather.

 


O que motivou a sua organização a ser uma das patrocinadoras do Fórum CICB de Sustentabilidade?
A Minerva Leather, empresa subsidiária da Minerva Foods, tem a sustentabilidade como pilar central de sua estratégia de negócios. Acreditamos que unir forças e promover a troca de experiências é essencial para fomentar iniciativas sustentáveis em toda a cadeia produtiva. A realização do Fórum pelo CICB possibilita reunir e aproximar os stakeholders interessados em contribuir para esse propósito.
 
Qual é a expectativa quanto à programação do fórum e sua realização durante a Fimec?
A FIMEC é uma das mais tradicionais feiras do setor calçadista e acontece em um importante polo de produção coureira do Brasil. O evento tem contribuído ao longo de mais de quatro décadas, para posicionar a indústria brasileira como agente que promove inovação e sustentabilidade. A nossa expectativa para a realização do Fórum dentro dessa programação é seguir fomentando as boas práticas, a partir do networking e da troca de conhecimentos entre os principais players que compõem esse mercado.
 
Como a sua organização trabalha os desafios da sustentabilidade e da rastreabilidade?
A rastreabilidade tem papel fundamental dentro do Compromisso de Sustentabilidade assumido pela Minerva Foods em 2021, que tem liderado iniciativas para combater o desmatamento ilegal e as mudanças climáticas relacionadas à conversão de terras na América do Sul. A Companhia monitora 100% de seus fornecedores diretos em todos os biomas de sua operação no Brasil (Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica), Paraguai e Colômbia, e já avança com o monitoramento em cerca de 90% na Argentina e mais de 40% no Uruguai, cujas metas são atingir a totalidade em 2030 e 2025, respectivamente.

A Companhia também promove ações para o monitoramento de fornecedores indiretos, entre elas, a utilização do aplicativo SMGEO Prospec, que foi desenvolvido em parceria com a Niceplanet Geotecnologia. Essa ferramenta possibilita aos produtores rurais de todo o Brasil, consultarem a conformidade de sua cadeia produtiva por meio de análises socioambientais.

Além disso, em 2022 lançamos o programa Couro Full Traceable, ou seja, peles com garantia de origem que seguem rigorosos processos auditados que possibilitam a rastreabilidade e o monitoramento de toda a cadeia, desde a fazenda de nascimento do animal até a chegada do produto ao consumidor final. Esse programa pioneiro no setor demanda muita cooperação e esforço de toda a cadeia, algo que a Companhia considera ser fundamental para melhorarmos a rastreabilidade bovina. Em dezembro de 2023, a Minerva Leather realizou a primeira exportação de wet blue Full Traceable.


- -- - - 
Realização do Fórum CICB de Sustentabilidade: projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Patrocinadores Gold: IDH, Minerva Leather e Abrameq com BKS, Master, NBN e Michelon. Patrocinadores Silver: Midori Auto Leather, Sincurt e Viposa e Vancouros. Apoio: Euro-América. O evento terá tradução simultânea em inglês. Para participar do Fórum, é necessário também fazer o credenciamento para a Fimec, acesse aqui.
 
Serviço
Fórum CICB de Sustentabilidade

Dia 13 de março de 2024
A partir das 13h30 check in
Local: 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Em Novo Hamburgo (RS), presencialmente
Inscrições em breve.
Credenciamento gratuito para a Fimec: aqui