“Inovação colaborativa” será foco do 3º Forum IBTeC de Inovação, dentro da Semana do Calçado

10 Views

         IBTeC e Sebrae trazem o tema central da Semana do Calçado para discutir no 3º Forum IBTeC de Inovação, que fechará a programação no dia 5 de outubro, a partir das 17h, no Hotel Locanda. As inscrições podem ser feitas no site www.semanadocalcado.com.br.

         O Fórum tem como proposta disseminar o conceito de inovação através de palestras e debates, agregando novos conhecimentos, perspectivas e inspirando os setores envolvidos, a fim de promover a inovação como um diferencial competitivo para as empresas. Entendendo que a inovação está intimamente relacionada com design estratégico, sustentabilidade, gestão da inovação e inovação em produtos e processos, o evento promoverá a realização de palestras nestes e outros temas relacionados, além da apresentação de cases de sucesso.

         A programação iniciará com a divulgação dos resultados do IBTeCHDAY, e premiação dos vencedores, às 17h.

         Em seguida, o sócio fundador da Innoscience Consultoria, Felipe Ost Scherer, faz a primeira palestra, “Potencializando a inovação através da colaboração”. Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, consultor empresarial, palestrante e professor na ESPM/Sul, é autor de dois livros sobre inovação e mentor de inovação na Endeavor Brasil, e escreve para o Portal Exame, StartSe Infomoney e Administradores.com.

         Na segunda palestra, o engenheiro de Produção, Mestre em Engenharia de Materiais pela UFRGS com MBA em Gestão Industrial pela FGV Carlos Alberto Fadul falará sobre “Os desafios da competitividade – Inovação na Indústria”. Diretor executivo do Centro de Inovação em Processos Produtivos e também de Diretor do Labelectron – Laboratório-Fábrica para o Desenvolvimento e Testes de Processos e Produtos Eletrônicos, Fadul tem mais de 20 anos de experiência na condução de projetos na área de manufatura. Na Fundação CERTI, atualmente exerce o cargo de Diretor Executivo do Centro de Inovação em Processos Produtivos.

         Após o coffee break, será realizado o Painel Exclusivo Debates, com o tema “Inovação na prática”. A editora do Jornal Exclusivo, jornalista Roberta Pschichholz, mediará o debate que terá os cases da Aché Laboratórios e de Calçados Bibi.

         O presidente de Calçados Bibi, Marlin Kohlrausch, falará sobre a experiência da indústria que tem 35 anos e tem sido fonte de inspiração para empresas de todo o país.

         A coordenadora de Inovação Radical do Aché Laboratórios, à frente do Laboratório de Design e Síntese Molecular, Alessandra Mascarello, apresentará o case de inovação colaborativa da Aché Laboratórios.

         O presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, e o gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae, Marco Aurélio Copetti, também participarão do painel, falando das ações das duas entidades na área de inovação colaborativa.