Inovação foi a palavra que guiou
a realização da feira APLF Leather, a maior do setor de couros, em 2022.
Realizada pela primeira vez em Dubai – depois de décadas em Hong Kong – ela
provou que o mercado está aberto a novas ideias e muito disposto a se
reencontrar presencialmente. Foi entre os dias 30 de março e 1 de abril, com a
participação de 31 empresas brasileiras contando com o apoio do projeto
Brazilian Leather – iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil
(CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(ApexBrasil).
Veja alguns depoimentos de participantes brasileiros na
feira:
Émerson Fuga, diretor do Curtume Luiz Fuga:
“A APLF em Dubai foi uma iniciativa disruptiva, que abriu
novas possibilidades para o couro. Teve uma visitação interessante, mesmo com a
impossibilidade da vinda de clientes chineses. Esta edição fora de Hong Kong dá
continuidade ao movimento de mudanças e quebra de paradigmas que temos
acompanhado desde o início da pandemia.”
Alberto Magaglio, export manager do Curtume Viposa
“Foi uma feira muito boa. Houve contatos com potencial de
desenvolvimento, prospecções com possíveis novos parceiros, especialmente da
Índia, Vietnã e Estados Unidos.”
Márcia Helena Schneck, diretora do Curtume A. Bühler:
“Foi uma oportunidade de conhecer novos importadores fora do
eixo China – Hong Kong. Houve contatos de lugares que não têm tanta tradição no
comércio internacional de couro, como Egito e os Emirados Árabes. A APLF em
Dubai foi uma experiência válida, especialmente em um período tão atípico”
Gilmar Harth, diretor do Curtume CBR
“Participamos das rodadas de negócios da feira. Foram
excelentes, organizadas de uma forma prática e eficiente para o fornecedor, com
clientes muito qualificados.”
Rafael Mariño, diretor comercial do curtume Coming
“A feira confirmou o quão indispensável é o encontro
presencial. Como já esperávamos, não houve a presença do público da China, mas
tivemos a oportunidade de conhecer e atender pessoas da Europa, especialmente
italianos, da Índia, Irã, Dubai, Índia, Turquia e outros.”
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de
internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo
Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil
(Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as
estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros -
incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao
ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores
brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações
em www.brazilianleather.com.br