%

Couro e tarifas dos EUA: CICB reforça pedido por negociação e medidas emergenciais em reunião com ministros em Brasília

Couro e tarifas dos EUA: CICB reforça pedido por negociação e medidas emergenciais em reunião com ministros em Brasília

O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) participou, nesta segunda-feira (04/08), de uma reunião em Brasília com os ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, também vice-presidente), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Rui Costa (Casa Civil). O encontro reuniu representantes de diversos setores do agronegócio brasileiro impactados pela decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, entre eles o couro.


Reunião ocorreu em Brasília, nesta segunda-feira
 
Na ocasião, os setores presentes solicitaram que o governo brasileiro mantenha as negociações com os Estados Unidos para tentar reverter a medida ou, ao menos, restabelecer a tarifa anterior de 10%. Além disso, foram pleiteadas ações emergenciais que auxiliem as empresas exportadoras a enfrentarem os efeitos econômicos imediatos da nova taxação.
 
O setor de couros reforçou a necessidade de medidas específicas para mitigar os impactos da sobretaxa e preservar sua competitividade internacional. Entre os pedidos apresentados, destacam-se:
 
- Realizar o pagamento imediato dos pedidos de ressarcimento de saldos credores de tributos federais (PIS/Cofins e IPI) já homologados pela Receita Federal do Brasil e garantir compensações mais ágeis e previsíveis.

- Ampliação do programa Reintegra, elevação de 3% nas alíquotas.

- Criar linha de financiamento emergencial do BNDES, com juros de 1% a 4% a.a., específicas para capital de giro para empresas que tiverem exportações afetadas e suas cadeias produtivas.

- Reativar o Programa Seguro-Emprego (PSE) com aperfeiçoamento
.
 
O CICB seguirá atuando de forma muito presente em articulação com o governo federal e demais entidades do setor produtivo. Buscamos soluções pela competitividade e o protagonismo internacional do couro brasileiro, com o foco específico em manter e ampliar as parcerias comerciais com o Estados Unidos, este mercado tão importante para toda a economia nacional.

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.