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Couro do Brasil estará na Itália para feira Lineapelle

Cinco curtumes do Brasil terão estandes individuais

Lançadora de tendências e maior exportadora mundial de couros, a Itália é um território estratégico para pesquisa, negócios e desenvolvimento da indústria curtidora. Sua principal feira, a Lineapelle, ocorrerá em breve, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em Milão, com a participação de cinco empesas do Brasil com estandes individuais. A participação do couro brasileiro nesse evento tem o apoio do projeto Brazilian Leather, realizado pela parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Os curtumes brasileiros expositores são: Couro e Arte, Courovale, Curtume Bolzano, Fuga Couros e Nova Kaeru. As cinco empresas apresentarão desenvolvimentos para as coleções de moda do Verão 2026, encontrando um bom cenário deixado pela edição equivalente da Lineapelle de fevereiro de 2024. Na oportunidade, foram mais de 25 mil visitantes (crescimento sobre as duas edições anteriores) conhecendo mais de 1,1 mil expositores. A participação dos visitantes estrangeiros foi significativa: 39% do total, com predomínio de compradores da França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Turquia, Estados Unidos e China.

Só em 2024, os importadores italianos responderam por 11,4% das exportações brasileiras de couros e peles, alcançado o terceiro lugar no ranking de maiores compradores (crescimento em valores de 5,7% em comparação com 2023). Quase 45% do couro comprado pela Itália a partir do Brasil é do tipo acabado ou semiacabado, ou seja, com maior valor agregado. Além de estarem na liderança mundial das exportações de couros, os italianos têm uma vantagem significativa sobre o segundo colocado, os Estados Unidos: o faturamento com as vendas ao mercado externo da Itália é mais do que o dobro dos vice-líderes norte-americanos.  

Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

Sobre o CICB - O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.

 

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