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Entidades de couros e certificações da Itália visitam plantas da cadeia curtidora no Brasil

Entidades de couros e certificações da Itália visitam plantas da cadeia curtidora no Brasil

Uma comitiva representando oficialmente o setor de importadores de couros e certificações para a indústria curtidora da Itália esteve recentemente em solo brasileiro, com recepção do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O grupo desembarcou no país para conhecer os avanços em sustentabilidade, melhores práticas e rastreabilidade da cadeia curtidora do país, com visitas técnicas em curtumes, frigoríficos e fazendas, além de reuniões de apresentação de dados e sistemas. Composta por representantes da UNIC (União Nacional da Indústria Curtidora Italiana) e do ICEC (Instituto Italiano de Certificação de Qualidade para o Setor de Couros), a comitiva foi acompanhada em toda a agenda por Rogério Cunha (Inteligência Comercial do CICB) e Ricardo Andrade (Sustentabilidade do CICB), e observou pontos ligados ao Regulamento Anti-desmatamento da União Europeia (EUDR).
 



Apresentação de tecnologias e ferramentas


Houve o apoio do projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A agenda se iniciou na capital paulista com apresentações de grandes grupos do setor de couros do Brasil sobre tecnologias, aprimoramento contínuo, conformidade e controles para matérias-primas e produção de couros no país. “Foi um momento muito positivo e didático sobre a sustentabilidade no Brasil, com representantes dos curtumes diretamente envolvidos em projetos de conformidade mostrando avanços e como estamos preparados para o atendimento de requisitos internacionais sobre garantias e registros”, destacou Ricardo Andrade.
 


Visitas a campo


Depois, o grupo seguiu para uma série de visitas presenciais em diferentes localidades do país, que demonstraram todos os processos de produção e as ferramentas apresentadas nas reuniões em São Paulo. A comitiva foi recepcionada em Xinguara (PA), Jales (SP) e Lins (SP) para visitas in loco. Participaram da missão, com apresentações e abertura de espaços para visitas das entidades italianas, as empresas: Coming, Durli Couros, Fuga Couros, Grupo Viva, JBS Couros e Minerva Leather.

Para Rogério Cunha, a viagem dos representantes da UNIC e do ICEC ao Brasil oportunizou ainda mais a aproximação de parceiros comerciais e demonstrou de forma prática as particularidades da produção de couros do Brasil e seu padrão de qualidade. “Foi um momento importante de vivência prática do que fazemos e nossos altíssimos níveis de conhecimento e tecnologia na indústria. A Itália é uma grande e excelente parceira do couro, que se aproxima ainda mais do nosso trabalho com essa visita”, disse.
 



 Grupo conheceu plantas de curtumes brasileiros


Cunha acrescenta que só em 2024, os importadores italianos responderam por 11,4% das exportações brasileiras de couros e peles, alcançado o terceiro lugar no ranking de maiores compradores (crescimento em valores de 5,7% em comparação com 2023). Quase 45% do couro comprado pela Itália a partir do Brasil é do tipo acabado ou semiacabado, ou seja, com maior valor agregado. A Itália é o maior importador de couros da Europa. 

 



Agenda incluiu toda a cadeia do couro


Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
 
SOBRE A APEXBRASIL  - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Sobre o CICB - O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país. 

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