Couro do Brasil estará em feiras nos Estados Unidos e na Índia
Nova York e Chennai são as cidades de destino
Feiras & eventos
24 de jan de 2025
O calendário de participações do couro brasileiro em feiras no exterior em 2025 está prestes a começar. Em breve, curtumes brasileiros irão expor na Lineapelle New York (dias 29 e 30 de janeiro), em Nova york, e a India International Leather Fair (IILF, de 1 a 3 de fevereiro), em Chennai. As participações contam com o apoio do Brazilian Leather, projeto de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Fora da Ásia, a feira Lineapelle New York é a que concentra o maior número de expositores individuais de couro brasileiro, com 15 curtumes. Trata-se de um reflexo da importância dos norte-americanos para as exportações de couros do Brasil. “Os Estados Unidos se mantêm como vice-líderes do nosso total de vendas ao mercado externo, atrás somente de China e Hong Kong. A Lineapelle New York é o espaço onde podemos mostrar todo o nosso potencial para as marcas globais que têm sedes ou escritórios na cidade, e onde as decisões sobre compras de materiais acontecem para suas indústrias em diversos países”, destaca Letícia Luft, gerente do projeto Brazilian Leather. Ela compartilha os números das importações de couros a partir do Brasil pelos Estados Unidos em 2024: foram US$ 166,8 milhões, sendo mais de 98% em estágio acabado e semiacabado, com participação de 13,3% do total exportado pelo país.
Na sequência, na India International Leather Fair (IILF), as oportunidades são para couros em todos os estágios de curtimento, com o impulso de alta nas exportações do Brasil para esse país (em 2024 cresceram 21,6%). Bianca Corrêa, da promoção comercial do Brazilian Leather, e que estará em Chennai, aponta a tendência de descentralização da produção na Ásia como um ponto positivo da Índia no cenário mundial da manufatura. Esse movimento tem se refletido especialmente no mercado calçadista (onde o consumo interno indiano tem também grande potencial, além das exportações). A Índia é o 6º maior exportador de calçados do mundo em quantidade (257 milhões de pares em 2023) e o 12º maior em valores (US$ 2,2 bilhões anuais). Os calçados indianos em couro respondem por 45% do total de suas exportações em número de pares.
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
Sobre a ApexBrasil: A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o CICB - O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.