Dois mercados importantes receberam o
couro brasileiro em feiras recentemente. Nova York sediou a Lineapelle e, na
Índia, tomou espaço a India International Leather Fair, em Chennai. Alguns
destaques em contatos e ações marcaram a participação do projeto Brazilian
Leather e curtumes nestes dois eventos. Promovido pelo Centro das Indústrias de
Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil), o Brazilian Leather é uma iniciativa que visa o
crescimento da participação do couro do Brasil no mercado externo.
Destaca Letícia Luft, gerente do
Brazilian Leather e que esteve em Nova York, que a Lineapelle americana deste
ano foi marcada pela presença maciça de representantes de grandes grifes com
forte atuação nos Estados Unidos. Já Rogério Cunha, da Inteligência Comercial
do CICB e que acompanhou o grupo brasileiro na Ásia, aponta a série de rodadas
de negócios conduzidas com apoio do Council for Leather Exports (entidade
representativa do setor de couros e calçados na Índia) como um dos destaques da
feira em 2019 para os brasileiros. “Este foi o segundo ano em que essa ação de
rodadas foi executada e foi muito positiva, com quatro empresas do Brasil
participando e obtendo contatos importantes”, informa. Cunha frisa que a Índia
praticamente dobrou suas compras de couro do Brasil em volume em 2018 em
relação a 2017, mostrando-se um mercado promissor.
Em breve, será a vez da Europa
receber empresas do projeto Brazilian Leather para feiras: primeiro em Paris,
para a Première Vision (de 12 a 14 de fevereiro), e depois Milão, com a
realização da Lineapelle (20 a 22 de fevereiro).
Sobre o Brazilian Leather - Projeto
setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é
conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria
com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional
em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais
feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento
de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são
algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br