Veja os destaques e assista à gravação do Fórum CICB Automotivo

10 Views

Pela primeira vez, o setor automotivo brasileiro e a indústria de couros tiveram uma plataforma exclusiva para relacionamento, debates e ideias para o futuro. Isso ocorreu recentemente, com a realização do Fórum CICB Automotivo, em São Paulo (presencialmente na Escola Senai Francisco Matarazzo) e também com transmissão online ao vivo pela internet. Foram mais de 500 inscrições para o evento, com participação muito relevante de curtumes e empresas de revestimento automotivo de todo o país.

A atividade teve cinco palestras e uma mesa redonda com respostas às perguntas da audiência. O Fórum contou ainda com um espaço de mostra de couros e produtos de moda e também de assentos em couro para veículos. Este ambiente especialmente preparado foi uma atração que possibilitou ao público presente conhecer in loco os mínimos detalhes de empresas que são referências em revestimentos internos para automóveis.


A realização foi do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O patrocínio Gold foi de JBS Couros. Patrocínio Silver: TFL do Brasil. Apoio: Senai e Sindicouro.


Você já pode assistir à gravação da atividade em nosso canal do Youtube, clicando aqui.


Veja a seguir alguns destaques das palestras do Fórum CICB Automotivo:


“Em 2012, o calçado era o destino de 61% de todo o couro produzido no mundo, e o segmento automotivo 13%. Em 2021, vemos uma queda da participação dos calçados  em relação a 2012 (com 45% do total), e um crescimento do segmento automotivo, que já responde por 18% de toda a produção mundial de couros.”, Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, na palestra Indústria Automotiva Mundial: Números, Evolução e Prognósticos de Produção e Uso do Couro

 

“O couro tem imensa relevância na minha carreira. Meu trabalho começou a ser mais destacado quando eu e meus fornecedores nos juntamos e testamos a possibilidade de criar assentos com cores diferentes. Fazendo isso, levamos uma inovação ao segmento, pois a maioria dos modelos da época era preto, grafite, cinza e bege.”, Kairon de Oliveira, Diretor da Kairon Race, na palestra A Visão da Tapeçaria Sobre o Couro e o Desejo do Consumidor Final

 

“A indústria automotiva é complexa, com um volume de fornecedores importante, com característica de trabalho just in time, demandando produtos e estoques prontos e margem de erro mínima, para não dizer zero. Em função disso, é natural que exista uma série de certificações exigidas aos fornecedores, inclusive específicas para o setor.”, Ramon Souza Dela Torres, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da JBS Couros, na palestra Testes, Certificações e Detalhes Exclusivos da Produção de Couro para o Setor Automotivo

 

“Temos o perfil do nosso público consumidor: são pessoas apaixonadas por carro, que veem nesse item um valor maior do que apenas um bem de consumo, 90% delas têm entre 22 e 50 anos de idade, 90% é o publico masculino e 60% busca revestimento para carros usados”, Erico Miotto, Diretor da Tapeçaria Alemão, na palestra Atributos do Couro na Decisão do Consumidor Final

 

“Quando expostas à luz do sol, as superfícies escuras absorvem até 95% da radiação solar. Conforto térmico em bancos de couro e no volante é possível, mesmo com essa exposição. Por exemplo: a TFL desenvolveu uma tecnologia exclusiva para reduzir o aquecimento na superfície do couro, com o produto TFL Cool Tech”, Mauri Barbieri, Diretor Comercial da TFL do Brasil, na palestra Inovações e Novas Tecnologias

 

"De poucas décadas para cá, a indústria do couro e o setor automotivo evoluíram expressivamente, com muita tecnologia embarcada. E paralelamente, existem no setor diversas iniciativas para promover a economia circular", Jerson José do Nascimento Júnior, Diretor de Suprimentos da JBS, no painel O Futuro do Setor e Perguntas da Audiência