Inspiramais será realizado pela primeira vez em Porto Alegre e se transforma em evento itinerante

10 Views

Os lançamentos para a temporada 2023_I vão marcar uma nova fase do Inspiramais. A próxima edição do salão - que reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade para segmentos como calçados e artefatos, confecção, moveleiro e bijuterias, com destaque para o couro - será realizada pela primeira vez em Porto Alegre. Após uma década em São Paulo e três edições totalmente virtuais, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, o Centro de Eventos FIERGS receberá o Inspiramais no formato phygital, um evento físico e digital.


Na avaliação das entidades promotoras do evento, Abimóvel, Abit, Assintecal e CICB, a retomada do evento físico – que seguirá todos os protocolos de saúde recomendados na legislação vigente – permitirá ao Inspiramais retomar marcas registradas da atividade, como a parte sensorial relacionada aos materiais e as trocas entre expositores, compradores e visitantes. Para o presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, isso é muito positivo para o couro. “O relacionamento que nossos expositores criaram nestes dez anos de Inspiramais em São Paulo, e que foi reforçado nas edições online, ganha novo significado com a realização em Porto Alegre. Poderemos ampliar parcerias e levar o couro a um público ainda maior”, destaca. Projetos especiais, como o Preview do Couro, estarão presentes.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, explica que os avanços e os benefícios das edições digitais serão mantidos, como, por exemplo, no caso das palestras. “Os palestrantes estarão fisicamente na FIERGS, mas todo o conteúdo será transmitido e ficará disponível para acesso pelo canal do Inspiramais no YouTube. Queremos estimular a inspiração do mercado de moda a partir do olhar e do toque nos materiais, estreitando o relacionamento com a oportunidade do contato presencial”, informa. Depois dos dois dias do salão na FIERGS, os materiais e o showroom irão para os pólos de produção de Nova Serrana/MG e Franca/SP.

Corpo

 Corpo é o tema da temporada 2023_I. O Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais explica o tema pensando no corpo como um arquivo do tempo. O registro da história humana. Está diretamente relacionado com aspectos sociais, culturais, econômicos e comportamentais. “O corpo tem extrema importância no tempo em que estamos vivendo. Expressa nossa fragilidade e nossa força para continuarmos a projetar esperança e vida”, esclarece o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Walter Rodrigues.


Programa Inspiramais


O programa se inicia com a formatação da pesquisa de comportamento e contexto global – base para a gestão de design que o Núcleo de Pesquisa e Design presta junto às empresas expositoras. O objetivo é nortear o desenvolvimento de materiais e ampliar negócios com outros setores. No Inspiramais, são apresentados os materiais desenvolvidos a partir da pesquisa e os projetos especiais que fomentam inovação e sustentabilidade.


 O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Conta com a parceria do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e Brazilian Leather. São apoiadoras e parceiras as principais entidades setoriais do país: Abicalçados e ABVTEX.