Exportações de couros e peles de 2012 superam 2011

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As exportações de couros e peles em 2012 superaram o valor alcançado no ano anterior. No total, foram exportados US$ 2,071 bilhões, ou seja, uma alta de 1,6% em relação a 2011, cujo valor final ficou em US$ 2,043 bilhões. O balanço do ano para o setor de couros vai ao encontro das projeções e das ações de promoção de exportações lideradas pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Conforme explica o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, as conjecturas econômicas iniciais para o ano de 2012 eram bastante desfavoráveis ao setor de couros do país. “A crise na Europa fez com que alguns dos principais compradores de couro brasileiro diminuíssem o volume de pedidos”, destaca o gestor, citando também entraves domésticos, como as altas cargas tributária e trabalhista e elevados custos internos de infraestrutura, como obstáculos para o aumento das exportações.

Para superar as barreiras do ano – cujo primeiro semestre fechou com queda de 4% no valor das exportações em relação ao ano anterior – , o CICB elaborou uma série de ações com vistas à promoção de imagem, abertura de novos mercados e crescimento de vendas ao exterior. Entre as atividades idealizadas e executadas pelo CICB em 2012 para estes fins estão uma missão comercial aos Estados Unidos, missão empresarial à Turquia, a participação nas maiores feiras mundiais do setor (como a feira APLF e a ACLE, em Hong Kong e Shanghai, respectivamente) e comunicação intensificada com a mídia especializada internacional. Dentro dos objetivos de superar as exportações do ano anterior em 2012, destaca-se também o alinhamento de um novo Planejamento Estratégico para a entidade, onde puderam ser traçados países alvo para futuras ações, proporcionando um novo panorama geral de atuação do setor de couros do Brasil.

Todas as ações de promoção das exportações do couro brasileiro foram realizadas por meio do projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do CICB com Apex-Brasil. Para 2013, a proposta do CICB é intensificar ainda mais as atividades para aumento das vendas ao mercado externo, focando atenções aos produtos de maior valor agregado, trazendo diferenciais em design, sustentabilidade e gestão industrial.

Os dados das exportações de 2012 foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que também destacou os números exclusivos do mês de dezembro: foram US$ 185 milhões em vendas de couros e peles ao mercado externo, o que representa uma alta de 14,9% em relação ao mesmo mês de 2011 e alta de 5,7% em relação a novembro de 2012. A participação de couros e peles em todos os produtos brasileiros exportados passou de 0,8% em 2011 para 0,9% em 2012.

Esta posição no mercado internacional demonstra o reconhecimento da qualidade dos couros brasileiros em relação aos artigos produzidos e qualidade dos processos industriais, respeitando as questões ambientais.