CICB compartilha: situação atual e a importância do setor produtivo

10 Views

CICB compartilha:

A esta altura da pandemia do novo coronavírus que assola o mundo, não há dúvida que estamos diante de um inimigo invisível e poderoso. Medidas sérias estão sendo tomadas no Brasil e no mundo. Mas é hora de o setor produtivo contribuir com ideias que possam conciliar a segurança de cada cidadão com a manutenção da atividade econômica e evitar que, na tentativa de conter um colapso, seja criado outro.

É fundamental que se mantenha o fluxo de abastecimento e trabalho de serviços como saúde, água, energia elétrica e alimentos, mas os serviços básicos não funcionarão com a quebra econômica generalizada.

Estamos diante de uma situação inusitada que requer medidas imediatas e criativas.  Está cada vez mais claro, porém, que  a complexa engrenagem da  economia (e da qual a luta contra o vírus depende) não pode ser afetada de forma profunda, drástica e definitiva.

Por isso, o CICB compartilha a importância de termos a execução de medidas para que os serviços essenciais não parem, com a indústria em atividade e seguindo precauções determinantes para a segurança dos trabalhadores:

 

Ö        manter em casa colaboradores acima dos 60 anos ou com doenças crônicas,

Ö        implementar novos protocolos de higiene e afastamento espacial no ambiente de trabalho,

Ö        estabelecer o teletrabalho quando possível.

 

Estas são apenas algumas medidas, entre tantas que podem vir a ajudar. Mas, empresários, colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores precisam se comprometer a intensificar o olhar atento nesta retomada para que os objetivos tenham êxito. 

Estamos todos juntos e com o mesmo objetivo: reduzir ao máximo qualquer impacto que este vírus possa causar naquilo que é mais importante na sociedade, que é a saúde das pessoas.

CICB – 26 de março de 2020