Participe: Fórum CICB de Sustentabilidade, dia 28 de agosto, na Fenac

10 Views

Contando com grande expectativa por parte dos profissionais da cadeia coureira no Brasil e no exterior, o 2º Fórum CICB de Sustentabilidade irá ocorrer no dia 28 de agosto, das 13h30min às 18h, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A data, local e horário da atividade não foram alterados em virtude do adiamento da Courovisão, cuja realização estava prevista inicialmente para os dias 27, 28 e 29 de agosto, na Fenac.

O fórum – que este ano tem caráter internacional – traz três palestras e um debate com temas inovadores, que são tendência em escala mundial (veja programação abaixo). Estão confirmados como palestrantes o italiano Federico Brugnoli, o estilista brasileiro Ronaldo Fraga e o inglês Michael Appleby. Os assuntos dos painéis foram cuidadosamente selecionados para contemplar o que de mais novo se trabalha dentro da indústria do couro e o que será, de fato, determinante para os rumos da economia verde dentro deste setor globalmente. Haverá tradução simultânea inglês / português de todos os painéis.

Além das palestras, o fórum terá mostras especialmente preparadas sob a temática da atividade. O lounge Design na Pele irá apresentar uma série de produtos inovadores elaborados com couros do Brasil e o espaço dos patrocinadores – JBS Couros e Clariant – apresentará ao público as iniciativas, os produtos e as ações de sustentabilidade dessas empresas.

Atividades

Na véspera do fórum, o CICB promoverá outras atividades importantes para a indústria coureira mundial. Está confirmado para o dia 27 de agosto um encontro do Leather Working Group (LWG) – entidade sediada no Reino Unido que certifica curtumes com boas práticas ambientais em todo o mundo. Na manhã do dia 28, uma reunião do Conselho Diretor do CICB está confirmada.

A co-organização do 2º Fórum CICB de Sustentabilidade é de ABQTIC. Patrocínio Master: JBS Couros. Patrocínio Ouro: Clariant. Apoio: Fenac, Apex-Brasil, IBTeC e AICSul Acesse os sites www.brazilianleather.com.br e www.cicb.org.br/forumdesustentabilidade

Confira a programação do 2º Fórum CICB de Sustentabilidade:

1 - Barreiras Técnicas: Certificação, Legislação e Normas. Palestrante: Federico Brugnoli, italiano especialista em sustentabilidade, avaliação de ciclo de vida e gerenciamento de desempenho em couro, ele foi o responsável por relatório técnico da UNIDO sobre couro e emissões de carbono

2 – Design na Pele e Sustentabilidade. Palestrante: Ronaldo Fraga. Estilista brasileiro, consagrado por suas coleções em roupas que valorizam a capacidade crítica e a cultura do Brasil. É um dos nomes mais aclamados da moda do país na atualidade pelo alcance em criatividade e inovação.

3 - Couro, Passado e Futuro: Ecologia, Economia e Ética da Sustentabilidade. Palestrante: Michael Appleby, Chief Scientific Adviser da Sociedade Mundial de Proteção Animal, de Londres. Michael é professor visitante da Universidade de Plymouth e membro honorário da Universidade de Edimburgo.

4 – Debate Sustentável. Nesta etapa, todos os participantes dos painéis anteriores se reunirão para uma série de debates sobre os mais relevantes assuntos que pautam a indústria do couro no âmbito da sustentabilidade