Italiano especialista em Carbon Footprint está confirmado no Fórum CICB de Sustentabilidade

10 Views

Um dos temas em maior destaque na esfera da sustentabilidade no mundo terá um italiano como palestrante no 2º Fórum CICB de Sustentabilidade. Federico Brugnoli, especialista em sustentabilidade, avaliação de ciclo de vida e gerenciamento de desempenho em couro, está confirmado no painel Barreiras Técnicas: Certificação, Legislação e Normas. O evento - que este ano ocorre em caráter internacional - será realizado no dia 28 de agosto, das 13h30min às 18h, no Parque de Exposições da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), com organização do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Recentemente, Federico coordenou a elaboração de um relatório técnico da UNIDO sobre couro e emissões de carbono, ou Leather Product Carbon Footprint. A expressão Carbon Footprint faz a aferição das emissões de carbono associadas a uma operação ou empresa, sendo um balizador para a avaliação dos recursos naturais usados por uma organização para viabilizar suas operações, incluindo água, insumos, energia, geração de resíduos, entre outros. O relatório elaborado por Federico para UNIDO analisa a natureza e tipologia da matéria-prima utilizada pela indústria de curtumes e contém recomendações metodológicas sobre os principais elementos necessários para um cálculo de emissões de carbono correto.

O palestrante do painel Barreiras Técnicas: Certificação, Legislação e Normas tem mais de 15 anos de experiência em consultoria para empresas e associações europeias e internacionais de diversos setores da economia. Federico também é gestor em diferentes projetos para o processo de design sustentável em curtumes e outras empresas da indústria da moda no mundo.

A co-organização do 2º Fórum CICB de Sustentabilidade é de ABQTIC. Apoio: Fenac, Apex-Brasil, IBTeC e AICSul. Patrocínio Master: JBS Couros. Patrocínio Ouro: Clariant.  Em breve, serão divulgadas informações sobre inscrições.