Grandes marcas mundiais mais próximas do CSCB

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A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) esteve junto de alguns dos mais relevantes públicos que impactam o setor de couros mundialmente. Em novembro, o CSCB participou de duas atividades que possibilitaram essa aproximação com grandes personalidades da indústria: integrando uma missão do Poder Executivo à 22ª edição da Conferência das Nações Unidas (ONU) Sobre Mudanças Climáticas (COP22), no Marrocos, e participando da conferência Couro e Sustentabilidade no Varejo, promovida pela publicação International Leather Maker (ILM), em Londres. O CSCB é promovido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com o apoio do Brazilian Leather, projeto de estímulo às exportações de couros e peles brasileiras desenvolvido pelo CICB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A participação do CSCB nestas missões contou, também, com o suporte do Brazilian Leather.

Conforme Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB e que representou o projeto no Marrocos e em Londres, o CSCB foi muito bem recebido por integrantes de grandes marcas mundiais. “Na conferência Couro e Sustentabilidade no Varejo, estavam presentes os gestores dedicados especificamente às questões de sustentabilidade dentro dos maiores grupos de moda. Foi um momento importante para conversamos presencialmente sobre a nossa certificação”, destaca Cunha. Grupo Kering, Puma, Clarks International, entre outras marcas foram algumas das sensibilizadas sobre o CSCB em Londres, interessando-se em manter contato para mais detalhes sobre a certificação brasileira.

Em Marrakesh, na Conferência da ONU, foram coletadas atualizações importantes para o aprimoramento do CSCB. A missão brasileira foi chefiada pelo titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministro Blairo Maggi, e pelo ministro José Sarney Filho, do Ministério do Meio Ambiente.

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br